Sem categoria

CTB-RR investe na formação de dirigentes e promove curso em parceria com CES

O Centro de Estudos Sindicais de São Paulo (CES) promoveu, em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Roraima (CTB/RR) o I Curso Básico de Formação Sindical e Planejamento Estratégico Situacional. A direção da CTB-RR e as lideranças dos sindicatos filiados (capital e interior) marcaram presença nos quatro dias de discussões que se encerraram no domingo.

Os debates iniciaram na última quinta-feira (26), em uma das salas do Ciclo Básico I da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O curso ministrado pelos professores do Centro de Estudos Sindicais de São Paulo, Augusto Petta e Celina Áreas, abordou a Origem e Papel dos Sindicatos e História do Movimento Sindical Brasileiro, Concepções Sindicais e Trabalhadores do Serviço Público.

No domingo (29), os debates se concentraram em torno do curso sobre Planejamento Estratégico e Situacional, ministrado pela professora Liliana Aparecida Lima. Na oportunidade, a CTB- Seção Roraima elaborou o planejamento que vai executar durante o ano de 2012.

Para a Secretária Geral da CTB-RR, Sueli Cardozo, a construção coletiva do planejamento foi muito importante, porque servirá para nortear as ações que a CTB-RR irá potencializar para alcançar os objetivos pretendidos. “Nosso foco será a filiação e a formação sindical. Realizaremos em 2012, cursos de gestão administrativa e financeira. “O objetivo também é que cada sindicato tenha seu planejamento estratégico, uma intervenção mais positiva junto aos parlamentares e o curso nos orientou melhor sobre essas questões”, destacou.

O palestrante Augusto Petta explicou que, para ser um sindicalista eficiente, é necessário um aprofundamento sobre a história do movimento sindical brasileiro, suas tendências e concepções. “Já percorremos com esse curso quase em todo o Brasil. Dessa vez, os beneficiados foram às lideranças sindicalistas de Roraima. Esse conhecimento servirá para que essas lideranças tenham numa base teórica aprofundada sobre os direitos do trabalhador, eficiência quando realizarem suas ações”, explicou.

Francisco Costa Santos, de Iracema, disse que o curso foi um enorme aprendizado, uma vez que aproximou mais o trabalhador do campo com o da cidade. “Foi bom também porque nos proporcionou debates interessantes e positivos, e novas alianças”, disse.

“Foram quatro dias de debates interessantes para o desenvolvimento do nosso trabalho quanto sindicalista, uma experiência que levarei comigo e compartilharei aos meus companheiros de luta do interior que não puderam estar aqui”, disse Raimundo Ferreira Alves, do Sindicato dos Servidores do Município de Iracema.

Para a presidente da CTB Roraima, Genira Borges Bertol, o ano começa com atitudes firmes da entidade, investindo na formação de seus dirigentes e nas lideranças dos sindicatos dos municípios de Iracema, Bonfim, Amajarí, Cantá. “Estou realizada, este curso foi sonhado, planejado e muito bem realizado”, frisou.

Fonte: Natanael Vieira (assessoria Sitram)

Compartilhar: