CTB terá presença maciça na 10ª edição do Fórum Social Mundial

O presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, avaliou a comemoração como um marco importante em um momento no qual só a política neoliberal predominava no mundo. “A partir do Fórum o debate em contraposição ao neoliberalismo passou a fazer parte das mais variadas discussões. Além disso, ele foi um importante instrumento para os movimentos sociais na luta contra a política imposta pelas grandes potências, ou seja, surgiram formas de enfrentamento contra um projeto que até então era único”.

Ao falar sobre as suas expectativas, Guiomar, expressou a necessidade de medidas concretas aos malefícios criados pela crise econômica mundial, em 2009. “Queremos dar continuidade ao projeto iniciado em 2002, com Lula, aprofundando a implementação de reformas estruturais como a redução da jornada, política de valorização do salário mínimo, organização no local de trabalho e fim do fator previdenciário, ou seja, a implementação de leis de valorização do trabalho”.

Para Adilson Araújo, presidente da CTB/BA, o Fórum temático dará transversalidade ao tema: diálogos, diversidade cultural e crise civilizatória. “A centralidade do evento está na busca de uma resposta efetiva para crise econômica mundial, que para CTB é fruto de um sistema capitalista, portanto, requer uma posição firme com apresentação de novas perspectivas”.

Segundo ele, a experiência baiana será um resgate cultural entre o Brasil e África que passará pela intolerância e discriminação racial. Por ter um caráter auto-gestor os movimentos sociais poderão organizar suas atividade em conjunto com outros países.

CTB no FSM 2010

Em Porto Alegre, a CTB promoverá duas mesas, que farão parte da programação oficial do evento, sendo a primeira no dia 26, a partir das 14h, sobre o “Trabalho com sustentabilidade socioambiental”, e a segunda no dia 27, a partir das 14h, sobre o Combate às Práticas Antissindicais, promovida pelas seis centrais sindicais (CTB, CUT, UGT, Força, NCST e CGTB).

Para organizar a participação no FSM na Bahia, que reunirá representantes do norte, nordeste e centro-oeste, a CTB realizará uma grande plenária no dia 28, em Salvador, para organizar sua participação no evento. A atividade ocorrerá das 9h às 18h, no Ginásio Poliesportivo do Sindicato dos Bancários.

Ana Paula Carrion – Portal CTB

Leia mais sobre o FSM 2010