Sem categoria

CTB-SP realiza a Plenária sobre Igualdade Racial neste sábado (27). Traga a sua contribuição!

As trabalhadoras negras e os trabalhadores negros têm um encontro marcado para este sábado. A Plenária sobre Igualdade Racial começa às 9h, no sábado (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema)  e reúne sindicalistas para debater como o movimento sindical pode colaborar com o fim do racismo.

Os temas da plenária serão a conjuntura atual, com palestra de Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e A questão do Direito ao Trabalho pós Abolição, com Juarez Tadeu de Paula Xavier, professor da Universidade do Estado de São Paulo em Bauru, interior do estado.

A outra palestrante é Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB, que falará sobre O que é Injúria Racial e o que é o Racismo?. Para ela, “o movimento sindical tem papel preponderante no combate ao racismo e a CTB-SP não poderia ficar fora dessa trincheira”.

“É em São Paulo onde ocorrem as maiores batalhas contra a opressão que submete trabalhadores e trabalhadoras a condições de trabalho, muitas vezes desumanas”, complementa.

plenaria igualdade racial sp

Já Lidiane Gomes, do Sindicato dos Professores de Campinas e Região, afirma que “esta plenária é importante para que possamos solidificar o trabalho do Coletivo Nacional de Igualdade Racial (da CTB)”.

Para ela, “existe ainda um grave problema de falta de acesso ao trabalho formal para a população negra e quando isso acontece os negros e as negras ficam invariavelmente em cargos subalternos”.

Gomes acredita que a plenária deve “elaborar um plano de lutas em São Paulo para combater e erradicar o racismo no mundo do trabalho”. Custódio complementa afirmando que “a CTB-SP dá um passo importante para a construção de uma força antirracismo estado mais rico do país”.

O que: Plenária sobre Igualdade Racial
Onde: Sintaema (avenida Tiradentes, 1323, São Paulo)
Quando: Sábado (27), às 9h

08h30 – café da manhã
09h00 – início da plenária
Conjuntura: Nivaldo Santana
09h50 – mesa: O que é Injúria Racial e o que é o racismo?
• Mônica Custódio
10h30 – intervalo