CTB realiza importante reunião regional no Sul do Pará

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PA realizou no último sábado, dia 13/04, em Rio Maria no sul do estado do Pará, uma importante reunião regional com seus sindicatos de bases e representados por sindicalistas de diversos municípios para debater os desafios da atualidade brasileira e as principais tarefas da classe trabalhadora e a organização sindical na região.

ctbdoparareuniao1

Os dirigentes estaduais da CTB/Pará, Cleber Rezende, presidente e, Márcia Pinheiro, diretora, na abertura dos trabalhos abordaram a conjuntura política e sindical, a reforma da previdência, a MP 873, campanha salarial SEDUC/2019 e o pagamento dos precatórios do Fundef aos trabalhadores em educação, visto que boa parte dos presentes é da base do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, regional sul. Já o cetebista e Coordenador do Sintepp Regional Sul e de Redenção, professor Vanderley Sousa, abordou a organização dos cetebistas na educação e na preparação para a participação no congresso regional do Sintepp, previsto para o segundo semestre.

A professora Rosa Mônica, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santana do Araguaia (Sintesa), no extremo sul do Pará, divisa com o Mato Grosso, sindicato que representa os profissionais da educação da rede municipal de ensino, saiu satisfeita destacando que as informações apresentadas pela CTB referente “a conjuntura sindical, as formas de derrotar os efeitos da medida provisória, a MP 873, o debate sobre o pagamento do piso do magistério com o governo do Estado e como garantir que os precatórios do Fundef sejam rateados aos profissionais da educação foram extremamente proveitosos”, complementando a dirigente, Rosa, que “à reunião em Rio Marica com a CTB Pará e o debate da reforma da previdência justificou a ida a reunião”. Rosa Mônica disse que dialogará com os membros de sua diretoria para a filiação do Sintesa à CTB.

O vereador e Coordenador Geral do Sintepp subsede Rio Maria, o professor Irã Araújo, “agradeceu a CTB por escolher Rio Maria para sediar a reunião regional e que os temas abordados foram extremamente esclarecedores para sua intervenção na representatividade dos trabalhadores em educação, e que realizará um seminário sobre hora atividade e outros temas de interesses da educação”.

Na reunião foi composta uma coordenação regional sul da CTB Pará, comporta pelos coordenadores das subsedes do Sintepp Xinguara, Maria Reis, Redenção, Vanderley Sousa, Rio Maria, Irá Araújo e da presidente do Sintesa Santana do Araguaia, Rosa Mônica.

Ao final do evento o vereador Irã Araújo – PCdoB/Rio Maria, e a vereadora Cleonice Brito, Cléo, do PR/Santana do Araguaia, comprometeram em articular sessões especiais nas respectivas Câmaras de Vereadores para debater os efeitos da Reforma da Previdência para a classe trabalhadora e os municípios.