CTB prestigia a cerimônia de 50 anos de lutas da Contag

O presidente da CTB, Adilson Araújo, prestigiará, nesta quinta-feira (21), em Brasília, a cerimônia de 50 anos de fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). “Não poderíamos ficar de fora dessa data tão importante para o sindicalismo brasileiro e para a luta de milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país”, afirmou o dirigente.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela página da Contag na internet, a partir das 16h. O ato reunirá a atual diretoria, ex-dirigentes, diretores das Federações filiadas, ministros, parceiros, estudiosos sobre a temática rural e demais convidados.

A Confederação iniciou sua atuação no momento em que se discutiam as reformas de base, inclusive a reforma agrária. Em 1964, o presidente João Goulart foi deposto com o apoio dos latifundiários. O regime militar, implantado no país, reprimiu todos os movimentos populares, inclusive suas lideranças e políticos comprometidos com as reformas de base. A Contag sofreu intervenção e o primeiro presidente da entidade, Lyndolpho Silva, foi preso e exilado. Outras lideranças e dirigentes sindicais foram torturados, exilados e assassinados.

A Contag é referência no país na luta pela construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, e na defesa permanente dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Portal CTB


Leia também: Contag 50 anos: Reforma agrária e sucessão rural são os maiores desafios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.