Sem categoria

CTB participará de grande “Encontro Nacional do Campo”, no qual a reforma agrária será debatida

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) irá participar do “Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras e povos do campo, das águas e das florestas”, entre os dias 20 a 22 de agosto, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília.

O encontro reunirá sindicalistas rurais e movimentos sociais do campo, que irão debater o entendimento sobre a necessidade de ampliar a articulação entre as organizações sociais que atuam no campo, como forma de fortalecer as lutas e pressões pelo avanço da reforma agrária e direitos dos trabalhadores.

A iniciativa dessa grande mobilização já tinha sido discutida em fevereiro, e agora após o Grito da Terra Brasil 2012, ocasião em que o governo federal anunciou que a reforma agrária não é prioridade no momento, a realização do encontro se faz ainda mais necessária e urgente como forma de articular de pressionar o governo. “É muito importante esse grande encontro nacional, pois será a oportunidade dos conjuntos de entidades do campo, discutirem a reforma agrária e seus desdobramentos. Além de debater formas  de pressionar o governo para que a reforma agrária entre na pauta  com caráter de urgência”, declarou Sérgio de Miranda, secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB.

Além disso, o encontro será importante para a articulação das entidades nacionais e também regionais no intuito de fortalecer as bases e assim difundir também no âmbito da sociedade civil o tema da reforma agrária. “Precisamos trazer para o debate o cidadão como um todo mostrando que a construção de uma sociedade justa e igualitária e democrática passa pela necessidade de se realizar a reforma agrária, que as questões do campo atingem todos os brasileiros”, afirmou o dirigente da CTB.

As entidades campesinas que estarão envolvidas nesse momento de construção já elaboraram um manifesto expondo todos os pontos cruciais que estarão em debate

Clique aqui e leia o Manifesto das Organizações Sociais do Campo

Portal CTB