Internacional: CTB organiza participação em Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre

No marco dos 15 anos do Fórum Social Mundial 2016, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, receberá a edição temática do evento entre os dias 19 a 23 de janeiro deste ano. A CTB irá participar das atividades com representantes da entidade sindical.

Criado em 2001 para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça, o Fórum Social é um espaço de debate e articulação do movimento social internacional que se reúne todos os anos desde então. Este ano o Canadá irá sediar os debates do encontro mundial.

De acordo com o presidente da CTB Rio Grande de Sul, Guiomar Vidor, o espaço foi fundamental para buscar alternativas ao neoliberalismo. “O movimento social conseguiu dar a perspectiva de que é possível construir um mundo diferente”, declarou o sindicalista, ao fazer uma retrospectiva destes 15 anos.

Vidor avalia que hoje o mundo passa por uma nova “encruzilhada” com a crise econômica e o avanço das forças conservadoras e de direita, por isso o centro do debate será a defesa da democracia e das reformas estruturais no Brasil.

Já confirmaram presença no fórum temático os ex-presidentes do Uruguai e do Brasil José Pepe Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, além de ícones de sua fundação como o sociólogo Boaventura de Souza e o cientista político Emir Sader.

Para participar das atividades é necessário fazer uma inscrição até a abertura do evento no credenciamento, localizado no território central do FST2016: no Parque da Redenção de Porto Alegre.

Outras informações na página oficial do evento.

Portal CTB