CTB-MG publica nota de repúdio contra truculência da PM em Belo Horizonte

A CTB-MG publicou nesta sexta-feira (14) uma nota oficial de repúdio contra a PM, condenando a truculência com a qual foi reprimido o protesto em Belo Horizonte na última quarta-feira (12). O enfrentamento ocorreu por conta de um novo aumento nas tarifas dos transportes públicos, acatado pela Justiça apenas 8 meses depois do anterior. Para dispersar a manifestação, que era pacífica, a PM usou balas de borracha, bombas de efeito moral e prendeu pelo menos 60 pessoas, incluindo menores de idade. O governador Fernando Pimentel (PT-MG) considerou o episódio “lamentável” e ordenou a instalação de um inquérito.

Leia a íntegra da nota:

Violência da PM contra manifestantes é inaceitável

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MG) repudia veementemente a ação truculenta e desproporcional da Polícia Militar de Minas Gerais durante o protesto pacífico contra o aumento das passagens de ônibus, na noite de quarta-feira (12). Foram cenas estarrecedoras com ataques da polícia com bombas e balas de borracha, além da agressão e prisão de dezenas de jovens no Hotel Sol, no centro da capital.

A prática do comando da polícia mineira de atacar os direitos básicos de livre manifestação precisa ser responsabilizada. A atuação da PM tem se mostrado assombrosa em manifestações pacíficas dos movimentos sociais.

As cenas protagonizadas pela polícia na Rua da Bahia, centro da cidade, ficarão registradas em páginas tristes da história da capital mineira. É preciso relembrar que a manifestação era contra o aumento abusivo das passagens, aprovado pela prefeitura de Belo Horizonte, que reajusta o valor 20% em apenas 8 meses, um contrassenso com a qualidade do transporte público e um ataque ao salário da classe trabalhadora.

A CTB/MG se une a diversas entidades sociais e sindicais para exigir punição dos responsáveis pela criminalização das manifestações. O alerta é também para a ofensiva contra os movimentos de luta no Brasil. No mesmo dia do ataque covarde aos manifestantes belo-horizontinos, a Câmara dos Deputados colocou em votação o Projeto de Lei 2016/2015 que tipifica protestos em terrorismo.

Como a coerção nunca calou quem luta, os manifestantes do dia 12 voltarão às ruas da Praça Sete às 17horas desta sexta-feira. A CTB/MG reforça também a convocação para o grande ato do dia 20 de agosto que tem como bandeiras exatamente a defesa pela democracia e por direitos.”

Da CTB-MG