CTB-MG cria coletivo e realiza 1º Encontro Estadual de Igualdade Racial

Com presença de 16 entidades e 65 sindicalistas, a CTB-MG realizou o 1º Encontro Estadual de Igualdade Racial. Nesse ano, o Estatuto da Igualdade Racial completou cinco anos e com muitos desafios para efetivar a implementação. Para debater os avanços e as batalhas que devem ser travadas pela classe trabalhadora, a secretária de Política de Promoção da Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, relembrou a história do movimento negro.

Na abertura, o secretário estadual de igualdade racial, Emerson Gomes da Silva, saudou o os participantes do encontro e, logo após, houve uma apresentação cultural. Para estruturar a agenda de debate e lutas em Minas Gerais, foi criado um coletivo de Igualdade Racial.

Composto por sete membros que serão indicados pelas entidades presentes, o coletivo também deverá organizar a participação de Minas Gerais no 2o Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB. O Encontro irá ocorrer em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de agosto, no sítio da Fetaemg.

Para os cetebistas, discutir a questão racial é também debater a luta de classes e para isso é fundamental uma avaliação da realidade nacional. A secretária de Formação da CTB, Celina Arêas, contribuiu com a analise da conjuntura durante a abertura. Além das entidades sindicais, o mandato do deputado estadual Geraldo Pimenta (PCdoB) também esteve presente. O 1º Encontro Estadual de Igualdade Racial aconteceu no dia 29 de julho na sede do Sindicato dos Vigilantes.

Por Mariana Arêas, da CTB-MG