CTB lidera caminhada de abertura no Fórum Social das Resistências

O Fórum Social das Resistências começou, em Porto Alegre, nesta terça-feira (17) com a tradicional marcha pelo centro da capital, organizada por entidades sindicais e movimentos sociais. Esse ano a CTB ficou responsável pela faixa unitária do evento, que trazia escrito “Povos e Movimentos em Resistência”, e liderou a caminhada com a presença de diversos dirigentes na linha de frente da caminhada, entre eles o presidente nacional da CTB, Adílson Araújo, e o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor. O trajeto teve início no largo Glênio Peres, seguindo pela avenida Borges de Medeiros até chegar ao bairro Cidade Baixa, onde um ato público foi realizado.

CTB aborda defesa dos direitos sociais e trabalhistas durante Fórum Social das Resistências

“A CTB se soma a esse Fórum de Resistência nesse momento em que as forças conservadoras advogam a tese do desmonte do estado nacional com o objetivo de acabar com a previdência pública, sacramentando o negociado sobre o legislado, colocando fim a CLT. É imprescindível que a gente tome as ruas. As centrais sindicais são responsáveis por conduzir um papel de ultraresistência para dizer não à essa agenda neoliberal e regressiva. Vamos juntos nessa caminhada pela democracia e pelo restabelecimento do estado democrático de direito”, defendeu Adílson.

Guiomar Vidor citou o último relatório elaborado pela OXFAM, uma organização sem fins lucrativos que visa soluções para o problema da pobreza e da injustiça no mundo. O documento foi divulgado na véspera da abertura do Fórum Econômico de Davos. “1% da população mundial tem mais dinheiro que os outros 99%. Vejam a grande discrepância em que vivemos. O projeto neoliberal e a financeirização da economia faz com que as desigualdades sociais se tornam cada vez maior”, afirmou.

CTB realiza plenária estadual para desmentir déficit da previdência

A CTB-RS realizou, no auditório da Fetag, uma plenária estadual, no primeiro dia do Fórum, a fim de desmentir o tão comentado déficit da previdência, argumento usado pelo Governo Federal para viabilizar as reformas que pretende fazer no país.

O dia foi dividido em dois painéis: “Reformas trabalhista e da Previdência do governo Temer e os impactos para os trabalhadores” e “Intensificar a resistência, a mobilização e a luta para barrar o retrocesso”. Entre os palestrantes, a professora da UFRJ e especialista em política fiscal, Denise Gentil; a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger; o presidente da CTB nacional, Adílson Araújo; e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.

No intervalo do almoço foi servido carreteiro para todos os participantes da plenária e após encerradas as atividades, um grupo de 300 dirigentes da CTB saiu da Fetag seguindo em caminhada pela avenida Farrapos para se somar aos integrantes da marcha de abertura do Fórum, que estavam concentrados no Largo Glênio Peres.

Texto e foto: Aline Vargas/CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.