Sem categoria

CTB leva pauta de jovens trabalhadores para a 3ª Conferência Nacional da Juventude em Brasília

A 3ª Conferência Nacional da Juventude termina hoje (19) com a construção de um projeto político que inclui novas formas de participação e de expressão da juventude. O evento, sob o tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”, foi aberto na última quarta-feira (16), com a presença da presidenta Dilma Roussef e do ex-presidente e senador uruguaio, Pepe Mujica.

Jovens de todas as partes do Brasil se reuniram no estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante os quatro dias do encontro para discutir temas direcionados à juventude e definir prioridades na pauta de reivindicações.

Figuras ilustres, como o teólogo e escritor, Leonardo Boff e o professor, Paul Singer, participaram das arenas de debates incluindo questões como sustentabilidade e economia.

O terceiro dia da Conferência foi marcado pela finalização dos Grupos de Trabalho (GTs), onde delegados e delegadas discutiram e priorizaram as propostas que se tornarão as resoluções da 3ConfJuv. Os grupos debateram cultura, trabalho, participação social, educação, saúde e esporte, segurança, meio ambiente, diversidade, território e comunicação. O resultado foi a definição de propostas prioritárias para a elaboração das políticas públicas para a juventude.

A CTB teve presença marcante na Conferência com sua equipe de delegados, trazendo projetos e discussões de interesses da juventude trabalhadora brasileira. Hoje, a central se destaca pela atuação das secretarias de juventude da entidade, com ações voltadas ao desenvolvimento, formação política e valorização dos jovens trabalhadores.

ACTBJovem2

Nesta sexta (18) a juventude cetebista presente na 3ConfJuv foi surpreendida com a presença do presidente da CTB, Adilson Araújo, que fez questão de prestigiar o evento. Adilson visitou o stand da CTB no local, bem como todo o espaço do evento, ouvindo e dialogando com o público jovem. “Esta juventude aqui é o futuro do País, o futuro da CTB – precisa ser ouvida, considerada”, destacou o dirigente.

Sérgio Gonçalves, secretário da Juventude Trabalhadora da CTB/GO, disse que a central trouxe para a 3ConfJuv assuntos fundamentais aos  jovens trabalhadores, como terceirização, redução da jornada de trabalho, sem a redução de salários e o fim do Fator Previdenciário. Para ele, a central cumpriu o seu papel, com um debate profundo e enriquecedor, que contribuiu para o sucesso da Conferência.

“Realizamos ontem, nesta Conferência, a plenária de delegados e delegadas da CTB, para fazer um diagnóstico da realidade de cada região e de como as nossas secretarias de jovens estão atuando em cada estado. Ao final, fomos surpreendidos, maravilhosamente, com a presença do Adilson, o único presidente nacional de central sindical que veio visitar a Conferência. Tivemos um bate-papo com ele sobre os desafios da juventude trabalhadora para 2016, foi uma visita bastante proveitosa”, declarou Sérgio.

De Brasília, Ruth de Souza – Portal CTB