Sem categoria

CTB integra Seminário de Mobilização rumo à Conferência Nacional de Vigilância da Saúde

A CTB participa, nesta terça e quarta-feira (18 e 19), do Seminário de Mobilização para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) com foco no trabalho.

A atividade, realizada no Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo, discute as estratégias de mobilização para a 1ª CNVS e a construção do documento orientador, que tem como eixo as deliberações do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O documento orientador será estruturado em cinco partes, sendo um eixo transversal, que discute desenvolvimento da vigilância no âmbito da saúde, mas também a conjuntura atual e os desafios que estão colocados para fazer com que ações de vigilância tenham mais impacto em beneficio da saúde da população.

cnvs seminario mobilizacao2

Elgiane Lago, secretária de Saúde do Trabalhador da CTB compõe a mesa do Seminário

1ª CNVS

O tema central da 1ª CNVS é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, e o objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

A CNVS acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília. Oficinas, seminários e conferências livres já estão ocorrendo, em diferentes locais, para fortalecer o debate. A conferência será precedida por etapas municipais e macrorregionais, de 22 de junho a 31 de agosto, e etapas estaduais, de 1º de setembro a 21 de outubro.

Confira a programação do Seminário:

Terça-feira (18)

08h – Credenciamento

09h – Abertura

10h –Palestra “A Saúde no Brasil” – Ronald Ferreira dos Santos – Presidente do CNS

10h –Palestra “O Contexto da Vigilância em Saúde” – Nísia Trindade Lima – Presidente da FIOCRUZ

11h20 –Debate

14h00 – “O Modelo de Atenção à Saúde no Brasil e o papel da Vigilância em Saúde na Garantia da Integralidade”

Jarbas Barbosa da Silva Júnior – Presidente da ANVISA

Laura Camargo Macruz Feuerwerker – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

15h20 – Debate

17h20 – “Apontamentos para uma Política Nacional de Vigilância em Saúde” – Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos – ENSP/FIOCRUZ