CTB e entidades promovem ato em defesa da Previdência Social, em Goiânia

Em aliança com outras centrais, sindicatos e entidades representativas de várias categorias, a CTB (Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) realiza nesta sexta-feira (24) um ato público em Goiânia para debater o cenário da Previdência Social em Goiás e no país, além de também comemorar os 97 anos de história da Previdência Pública no Brasil.

De acordo com os organizadores, a manifestação é uma reação ao “desmonte dos direitos sociais, em especial contra cortes na Saúde, Assistência e Previdência Social”, além da contrariedade da presença militar no INSS e “risco de extinção do Serviço Social do INSS, prevista na MP-905”.

Segundo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Goiás (CTB GO) e do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), Railton Nascimento Souza, a ação ocorre todos os anos para mostrar e pedir “a valorização dos trabalhadores, dos servidores públicos, para que o serviço à população seja de qualidade, e pela defesa da Previdência Pública, maior programa de distribuição de renda que o Brasil sempre teve”.

Segundo ele, é importante lembrar a conquista da sociedade e dos trabalhadores em relação ao sistema de seguridade social, além de discutir o futuro desses direitos com a sociedade.

“Esse ano vai exigir muita luta: reforma da previdência e agora massacre do servidor público, ameaça de retirada da estabilidade, precarização do direito dos servidores”, afirma Railton. Ele completa: “São 97 anos da Previdência, é um ato que se reveste de uma importância enorme devido aos retrocessos que estamos vendo acontecer”.

O presidente ainda diz que o ato pretende levar o diálogo entre trabalhadores e sociedade. “É um ato de luta e que simbolicamente vai festejar uma conquista que está sofrendo desmonte e ameaças”, finalizou.

A ação começará às 9h na Praça do Bandeirante, localizada na Avenida Goiás com a Anhanguera. Na programação está uma performance do ator Ângelo Lima e seu boneco de ventrículo, Fernandinho, além da distribuição de 1.000 pedaços de bolo, com o tradicional “parabéns a você”, alusivo aos 97 anos da Previdência Social pública no Brasil.

O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To, em parceria com as seguintes organizações civis e instituições: Centro Popular da Mulher, CRESS Goiás – Conselho Regional de Serviço Social, CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Central Única dos Trabalhadores –Goiás, Força Sindical, SindMetal-GO, Sindsaúde-GO, Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sinpro Goiás, Sintego, SINT-IFESgo, UEE-GO, UJS e UNE – União Nacional dos Estudantes, entre outras entidades sindicais, democráticas e populares.

Fonte: Diário de Goiás

Compartilhar: