CTB constitui sua direção em Roraima

No último dia 02 de agosto ocorreu a assembleia de fundação da seção da CTB no Estado de Roraima. O encontro reuniu centena de participantes, dentre eles sendo 92 representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Boa Vista, Sindicato dos Pescadores e Piscicultores de Caracaraí, Sindicato dos Guardas Municipais e Vigilantes de Boa Vista e Sindicato dos Servidores Municipais de Caroebe.

Também participaram delegados e delegadas de 09 núcleos constituídos na base dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de 08 municípios, além do núcleo de base da Associação dos Produtores Rurais de Alto Alegre.

O evento foi acompanhado pelo vice – presidente Nacional da CTB e Secretário Geral da Contag, David Wylkerson. Para ele, o processo de mobilização foi intenso e a classe trabalhadora de Roraima teve a oportunidade de apresentar suas demandas.

O vice presidente da CTB participou da mesa de abertura do evento ao lado de Suely Cardozo presidente do SITRAM , Georgino Silva, presidente do SINDPESC de Caracaraí e Genira Bertol que foi eleita presidente da CTB – RR.

O encontro aprovou as teses do 2º Congresso Nacional da CTB, seu estatuto estadual e o Plano de Lutas para o mandato da direção. A Unicidade Sindical e a Unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade guiaram o dia de debates, assim como a construção do Plano de Lutas estadual.

Para Leda Almeida , eleita tesoureira da CTB – RR , os trabalhadores de Roraima puderam expressar seu descontentamento ao mesmo tempo em que veem na CTB – RR a possibilidade de revigorar o papel determinante dos trabalhadores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para Fábio Almeida que coordenava os trabalhos da Comissão Pró – CTB , a eleição de uma trabalhadora rural para presidência possibilitará que as demandas dos mais 40 mil assentados e assentadas da Reforma Agrária possam entrar na ordem do dia . Segundo ele as pressões foram grandes mais os trabalhadores e trabalhadoras de Roraima deram à resposta organizando um lindo Congresso. Onde a Pluralidade , a Democracia e a Vontade de Lutar irão fortalecer ainda mais a luta dos trabalhadores do Estado de Roraima.

A executiva da CTB – RR foi composta por 23 membros entre titulares e suplentes. Sendo a direção plena composta pela executiva mais 08 coordenações.