CTB Bahia prestigia evento internacional dos trabalhadores da construção

Salvador sediou, nesta quinta (8), a reunião do Conselho da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon). O evento aconteceu de forma presencial e pela internet, no Grande Hotel da Barra, com lideranças do Brasil, Chile, Peru, Uruguai, Cuba e Colômbia.

O presidente Carlos Silva e diretores do Sintracom-BA participam do encontro. “Debatemos os problemas atuais da categoria no continente e definimos estratégias para superá-los e avançarmos a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras. Também tratamos do fortalecimento da federação na América Latina, filiando sindicatos de vários países, e da construção do nosso congresso, em dezembro, no Chile”, disse a baiana Lúcia Maia, presidente da Flemacon.

Presente na reunião, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou ser importante definir ações para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora na América Latina. “O mundo passa por retrocessos nos direitos trabalhistas, especialmente no Brasil. Vimos a retirada de conquistas históricas, a tentativa de enfraquecer os sindicatos e os empregos mais precarizados, sem direitos”, pontuou. 

Segundo a sindicalista, na América Latina é importante a unidade da classe trabalhadora na defesa dos direitos trabalhistas e sociais. Isso passa pelo fortalecimento das nossas entidades e a mobilização das categorias. Vamos à luta por desenvolvimento com valorização do trabalho e uma vida digna para quem produz a riqueza do mundo: a classe trabalhadora”, conclamou Rosa.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino Pedreira, falou sobre a conjuntura atual. A reunião também contou com a presença de membros da Associação José Marti e o Cebrapaz, quando foi feita uma homenagem à luta dos povos pela paz.

Fonte: CTB Bahia