Sem categoria

Contag participa de audiência com o ministro do Trabalho e Emprego

Diretores da Contag estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira ( 23) com o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e o secretário das Relações do Trabalho, Messias Melo. Representada pelo presidente Alberto Broch, a vice-presidente Alessandra Lunas e os secretários Antônio Lucas (Assalariados e Assalariadas Rurais), Juraci Souto (Formação e Organização Sindical) e Natalino Cassaro (Terceira Idade), a Contag levou para discussão demandas importantes, algumas delas presentes na pauta do Grito da Terra, e que até hoje não haviam recebido respostas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Um dos pontos emergenciais discutidos foi a liberação dos novos registros sindicais, que estão bloqueados já há alguns dias. Esse bloqueio está prejudicando a CONTAG, pois os despachos de registros represados impede a negociação de acordos coletivos, entre outras atividades sindicais. A Confederação também se posicionou contra em relação às novas regras estabelecidas para a criação de cooperativas de trabalho, regras essas que não são favoráveis aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Leia a  Nota de Repúdio.

Outros pontos que cabiam ao MTE foram discutidos e o balanço feito pelo presidente Alberto é positivo. “Foi uma das melhores audiências que tivemos com o MTE. Fomos bem recebidos e conseguimos encaminhar muitas demandas, principalmente no que diz respeito aos registros sindicais”, diz. O secretário de Formação e Organização Sindical também está otimista com o resultado da reunião. “Aos principais pontos que estavam precisando de soluções emergentes foi dado um tratamento muito atencioso por parte do ministro e do secretário de relações do trabalho. Estamos agora fazendo os encaminhamento finais, nós e o ministério. A partir de agora vamos começar a nos movimentar na direção da concessão dos registros e da atualização dos sindicatos”, explica.

Fonte: Contag

 

Compartilhar: