Contag realiza reunião do Coletivo de Políticas Sociais e da Terceira Idade

Encerra-se nesta quarta-feira (26), a reunião do Coletivo das Políticas da Terceira Idade e Sociais, na Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura), em Brasília-DF.

Em sua fala, na abertura da reunião do Coletivo, o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, chamou atenção para a análise da 15ª Conferência Nacional de Saúde e o Projeto Saúde: “Vamos construir conjuntamente estratégias para pautar o tema da saúde como uma política importante sobretudo para o campo. No que se refere a 15ª Conferência em Saúde, ressaltamos que já aconteceram as etapas municipais, estaduais e agora vamos fortalecer a nacional. Em relação ao Projeto Saúde, nossa proposta é continuarmos traçando estratégias para o futuro”.

Além dos temas diretamente ligados à saúde, ainda serão debatidos no Coletivo de Sociais a temática da Educação do Campo, como uma estratégia para que a gestão pública implante de fato essa importante política que é transformadora e revolucionária sobretudo para a população rural.

José Wilson também destacou a importância da participação da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) na interface com as Políticas Sociais. “A escola ajuda os sindicatos a pautarem políticas. Muitos dos dirigentes que hoje reivindicam passaram pela ENFOC”, afirmou.

E ainda pontuou outras ações fundamentais para o fortalecimento da representação e representatividade do MSTTR. “Estamos implementando, através do Projeto Sustentar, o Seguro de Vida, que é um convênio firmado pelo MSTTR com a Pan Seguros, na perspectiva de levar um benefício para os aposentados(as) e pensionistas, com direito a auxílio funerário e seguro de vida em caso de morte por acidente.

Em relação ao combate aos empréstimos consignados fraudulentos, José Wilson destacou que a Contag, junto às Federações, está implementando uma forma de coibir a falta de cumprimento ético por parte das agências bancárias.

Fonte: Contag