Sem categoria

Contag realiza 1º Conselho Deliberativo de 2014

Entre os dias 26 a 28 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) está realizando a primeira reunião de 2014 do seu Conselho Deliberativo. E este é um conselho diferenciado por ser ampliado na representação dos estados e por ser uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (11º CNTTR) para debater pauta temas específicos e de importantes encaminhamentos para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

contag conselho2014a
Ao abrir o Conselho, o presidente Alberto Broch saudou a todos os delegados e delegadas, a diretoria da CONTAG e coordenações regionais. Ele também destacou a importância dessa reunião. “Esperamos fazer um bom debate nesses três dias, respeitoso e maduro pensando nos trabalhadores(as) rurais. O Conselho foi antecedido por seis coletivos para trazer propostas para a pauta 20º Grito da Terra Brasil (GTB) e sua estratégia de mobilização. Por isso, aproveitamos para valorizar todo esse trabalho realizado.” Broch também destacou a realização e o empenho de todos nos encontros regionais realizados neste mês. “Essa foi a maior jornada junto às regionais desde 2009.” O presidente encerrou sua fala ressaltando as grandes ações e eventos neste ano. “O ano de 2014 é muito importante. É o primeiro depois dos 50 anos da nossa Confederação, é muito simbólico e já estamos trabalhando rumo ao centenário. Esse também é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI-2014), da Copa do Mundo no Brasil e de eleições.”

Representando as diretoras mulheres da Diretoria Executiva da Contag, a secretária nacional da Terceira Idade, Lúcia Moura, destacou a responsabilidade de todos(as) nos debates dos próximos dias, e nos que já vem acontecendo há alguns meses. “Temos que sair afiados daqui diante dos desafios colocados para nós, e desejo a todos um bom conselho para construirmos boas propostas e darmos respostas a nossa categoria.”

contag conselho2014b
Após a abertura política, a secretária Geral da Contag, Dorenice Flor da Cruz, fez a leitura do edital de convocação e colocou para aprovação a pauta e a ata do Conselho Deliberativo anterior, realizado em novembro de 2013.

contag conselho2014c
Em seguida, foi feita a apresentação do Relatório Anual de Atividades da Contag em 2013, com aprovação de todos os delegados e delegadas. Ainda nesta manhã, será apresentado o Planejamento Estratégico da Confederação para a gestão 2013-2017. A programação da tarde conta com a aprovação da pauta e da estratégia de mobilização do 20º Grito da Terra Brasil (20º GTB) e a prestação de contas de 2013.

O Conselho ocorrerá até sexta-feira, dia 28, até ocorrerão debates e encaminhamentos sobre os temas da Representação e Representatividade Sindical, da Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR, das eleições, do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, dentre outros.

Verônica Tozzi – Imprensa Contag
Fotos: César Ramos

Compartilhar: