Contag promove ato contra o Fascismo e em celebração aos 100 anos do educador Paulo Freire!

Revisitar posturas, montar uma frente forte e clara de combate ao fascismo, restaurar a democracia, reconstruir o país… Frases e sentimentos que animaram e marcaram o Ato Político Cultural Antifascista, realizado na última sexta-feira (30), que aconteceu de forma virtual através da página do facebook da Escola de Formação da CONTAG (ENFOC).

Um Ato com falas fortes e ousadas que relembraram um caminhar de 10 encontros virtuais da Jornada Formativa: Fascismo – Conhecer para Combater, idealizada pela ENFOC em parceria com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Fernando Horta.“Na nossa Jornada Fascismo – Conhecer para Combater, a ENFOC nos mostrou que o fascismo foi poder e está crescendo no Brasil, e com esse sistema vil não tem como conviver. Nós somos a resistência para a consciência avançar.

Buscamos informação para às massas chegar (…)”. Declamou o presidente da CONTAG, Aristides Santos. O representante da Confederação integrou a Jornada composta por mais de 70 educandos e educandas, que teve início no dia 20 de agosto de 2020.

Todo o Ato Político Cultural Antifascista foi alternado com poemas, músicas e falas políticas.

Fazendo menção à forma de o Capitalismo agir, Fernando Horta pontuou: “Querem nos enfiar de goela abaixo novas palavras para mascarar a desigualdade. Que a gente possa dizer em alto e bom som que estamos do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, enfrentando sim o autoritarismo, o machismo, o preconceito e o fascismo”.

“Nossa luta contra o fascismo passa pela defesa da democracia. Precisamos falar nos olhos das pessoas e nos organizar. A população precisa perceber que nas janelas da democracia qualquer espaço é importante ser aberto. É preciso gritar que a fome é a falta de ética pior que existe em um país. E esse nosso grito tem que ser parte do nosso projeto eleitoral e da nossa expectativa por mundo melhor”, destacou a deputada federal e secretária de Formação do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria do Rosário.

“Na luta contra o fascismo, as mulheres estão na linha de frente. Portanto, o fortalecimento do feminismo é crucial”, lembrou a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais. A dirigente da CONTAG ainda afirmou que: “É urgente combater o fascismo! Por isso reafirmamos a importância do processo formativo da ENFOC que tem como base a educação popular com respeito aos sujeitos, a legitimidade do saber popular, liberdade e estímulo da participação política”.

Paulo Freire vive no nosso fazer…

Além de rememorar e celebrar o caminhar da Jornada Formativa Fascismo – Conhecer para Combater, o Ato Político Cultural Antifascista também foi um momento de celebração aos 100 anos de Paulo, a ser realizado em setembro de 2021. Por falar em Paulo Freire, na programação foi reafirmada a importância da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado do patrono da educação brasileira.

E foi com esses sentimentos de celebração, de denuncia e anúncios, que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) por meio da sua Escola Nacional de Formação (ENFOC) alcançou mais uma etapa que marca o itinerário dos 14 anos da ENFOC.“Agradeço a todos e todas que construíram a Jornada, que articularam vários educadores e educadoras para estarem nesse espaço refletindo a prática na nossa caminhada de Formação Sindical, que em 2020 fez 14 anos.

Pra frente temos que nos organizar e intensificar a divulgação do centenário de Paulo feire, por toda a sua contribuição com a história da classe trabalhadora e da humanidade. Temos que nos reinventar e construir estratégias de luta contra o fascismo e as políticas autoritárias e conservadoras do atual governo federal. E essa tarefa já acontece nas Eleições 2020, onde precisamos eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com os povos do campo, da floresta e das águas”, frisou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Ao final do Ato, os(as) educadores(as) assumiram o compromisso de combater o fascismo e multiplicar todas as vivências nos 10 encontros da Jornada Formativa: Fascismo – Conhecer para Combater. A leitura do texto de compromisso foi feita pela educadora popular e assessora da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG, Hélica Araújo.

AntifascistaAssista na íntegra o Ato AQUI