Sem categoria

Contag – Projeto garante assistência técnica para trabalhadoras rurais em Pernambuco

A produção de cerca de mil trabalhadoras rurais do Pólo Sindical Pajeú, formado por 13 municípios, em Pernambuco, será beneficiada com assistência técnica e extensão rural (Ater) graças a um projeto elaborado em parceria entre Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado (Fetape), Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais (Coopagel), Projeto Dom Hélder Câmara e Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa).

O Pólo Sindical Pajeú é formado pelos municípios de Afogados de Ingazeira, Brejinho, Canaíba, Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertania, Solidão, Tuparetama e Tabina.

Inicialmente, serão beneficiados grupos de mulheres que atuam nas cadeias produtivas de hortifruticultura, caprinovinocultura e criação de galinhas caipiras. A diretora de Organização e Formação Sindical do Sindicato de Afogados de Ingazeira, Adriana Silva, explica que a disponibilização de Ater vai melhorar e fortalecer a produção das mulheres na região. "E também trará novas perspectivas e novo ânimo para elas", completa.

O projeto, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), também prevê apoio às trabalhadoras rurais na solicitação de crédito e garantia de prestação de serviço de Ater para aplicação junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  O auxílio à comercialização dos produtos gerados pelas agricultoras familiares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e iniciativa de pequenos negócios rurais para a comercialização de produções não agrícolas são outros objetivos previsto no Projeto.

Jornada das Margaridas 2009

A inserção das trabalhadoras rurais em projetos desenvolvidos nos territórios rurais, a exemplo do que ocorre no Pólo Sindical Pajeú, é um dos focos da Jornada das Margaridas 2009. O tema será debatido no Seminário "Protagonismo das Mulheres nos Territórios Rurais, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto em Brasília.

Fonte: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias