Contag organiza a Jornada das Margaridas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) organizará no mês de agosto a Jornada das Margaridas, série de eventos que têm como objetivo debater e refletir políticas públicas conquistadas pelas trabalhadoras rurais na Marcha das Margaridas 2007. Entre as ações está à entrega de três unidades do Expresso Cidadã, um seminário sobre o papel da mulher no desenvolvimento da territorialidade e o anúncio da Campanha Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres no campo na região nordeste.

No próximo dia 12 de agosto será anunciada, durante o II Grito da Terra Nordeste em Natal, a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo no Nordeste. O evento contará com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Feire, da secretária de Mulheres da Contag, Carmem Foro e da governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Vilma de Farias. Denominada Mulheres Donas da Própria Vida, a campanha prevê ações para prevenir e enfrentar a violência contra as mulheres. O lançamento será às 15h na Praça 07 de setembro. São esperadas cerca de duas mil trabalhadoras.

No dia 19 de agosto a secretaria de Mulheres da Contag promoverá o I Seminário Nacional Protagonismos das Mulheres. O seminário trará à Brasília trabalhadoras de todos os estados do Brasil para discutir a importância da atuação feminina nos territórios. “Entendemos que é fundamental fazer com que as mulheres incorporem o conceito de territorialidade porque é lá no território que se implementam as políticas públicas. E fazer com que elas sejam protagonistas das políticas conquistadas na Marcha das Margaridas de 2008 é fundamental para a Contag”, afirma Carmem.

Também faz parte da mobilização da Jornada das Margaridas a entrega de três unidades do Expresso Cidadã. Serão contempladas as cidades de Salvador, Tombos (MG) e São Miguel (TO). O Expresso Cidadã é uma unidade móvel, ônibus ou barcos, adaptada para levar serviços emissão de documentos a locais de difícil acesso. No entrega da unidade em Tombos (MG) estarão presentes a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a secretária de mulheres da Contag, Carmem Foro e outras atividades.

Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma estratégia política consolidada pelas trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza e a violência contra a mulher. Ocorre de quatro em quatro anos e tem caráter reivindicatório. A Jornada das Margaridas por sua vez, tem o objetivo de acompanhar e avaliar a implantação das políticas conquistadas na Marcha das Margaridas. A Jornada tem edição anual.

Fonte: Contag com Juliana Oliveira