Contag – Mais unidades móveis de documentação são entregues amanhã

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, participa amanhã (21) em Salvador (BA) da inauguração de 13 unidades móveis do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. O evento terá a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire e do governador Jacques Wagner.

No mesmo local, também haverá a abertura da 1ª Feira Estadual da Economia Feminista e Solidária da Bahia, que funcionára até o dia 23, das 9h às 22h. O programa de documentação das trabalhadoras rurais e a realização de feiras de economia feminista são reivindicações da Marcha das Margaridas. "Essas ações permitem maior automia para mulheres e por isso sempre estiveram em nossa pauta", destacou Carmen.

O anúncio das medidas neste mês coincide com a mobilização das trabalhadoras rurais, que, em todo País, participam de atividades da Jornada das Margaridas 2009. Uma das atividades é o Seminário "Protagonismo das Mulheres Rurais", que ocorre até amanhã em Brasília e reúne cerca de 80 dirigentes sindicais de todos os estados.

Documentação – As unidades-móveis são ônibus adaptados com equipamentos e instrumentos necessários para a emissão imediata, nas próprias comunidades rurais, de documentos civis e trabalhistas, como: Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certidão de Nascimento e registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também são realizados agendamento de perícias, concessão de aposentadoria e demais serviços previdenciários. O investimento para reforçar a frota do Programa de documentação ultrapassa R$ 6,6 milhões, sendo o custo de R$ 513 mil por cada ônibus.

Em quatro anos do PNDTR, criado em 2004 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, foram realizados 1.750 mutirões em 2040 municípios brasileiros, resultando na emissão de mais de um milhão de documentos e 450 mil mulheres atendidas. A região com mais documentos expedidos é a Nordeste: 503.278 mil.

Fonte: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias, com informações do MDA