Sem categoria

Contag entrega nesta segunda pauta para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2018

A diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) entregará às 14 horas desta segunda-feira (17) a pauta de reivindicações da categoria para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2018. A audiência será com o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, e sua equipe, no Bloco C, 5º andar, da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Alguns pontos da pauta são:

– Retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA);

– Destinação de R$ 30 bilhões para o Pronaf Crédito, sendo R$ 15 bilhões para custeio e outros R$ 15 bilhões para investimento;

– Revisar as regras do Proagro Mais para culturas perenes;

– Criar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF);

– Elevar os valores do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) de R$ 3,5 mil para R$ 8 mil para custeio, e de R$ 1,5 mil para R$ 5 mil para investimento;

– Estruturar, de forma definitiva, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para implementação da PNATER, com ampliação de recursos suficientes para atendimento de, no mínimo, 40% do público da agricultura familiar em 2017;

– Entre outras propostas, também contemplando ações para convivência com o semiárido, energias renováveis, renegociação das dívidas e cooperativismo.

Fonte: Contag