Conselho da Fetagri-MT aprova filiação à CTB

Em reunião de seu Conselho Deliberativo no último dia (17), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetragri-MT) aprovou indicativo ao seu próximo congresso estadual, que ocorrerá em 2014, recomendando a filiação da entidade à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O Conselho Deliberativo reuniu-se no Centro de Treinamento e Estudo Sindical Rural da Fetagri, em Várzea Grande/MT, e contou com a presença de 71 sindicatos filiados, 164 delegados e mais de 80 convidados. Além do debate sobre a filiação à CTB, os delegados deliberaram sobre mudanças no estatuto da Federação e prestação de contas da atual diretoria.

O secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB, Sérgio de Miranda, que também é diretor da Fetagri-RS, fez uma apresentação detalhada da CTB e falou sobre a importância da existência da central hoje, no movimento sindical brasileiro. Para ele a decisão do Conselho Deliberativo da Fetagri-MT pela filiação à CTB é uma vitória política. “A votação unânime dos trabalhadores presentes representa um reconhecimento do papel político de nossa Central, principalmente frente às lutas como a em defesa da unicidade sindical e da contribuição sindical, que possibilitam a existência de sindicatos fortes. Agora, após essa decisão, vamos desenvolver um trabalho de filiação junto aos sindicatos”, afirmou.

foto_04

Nara Teixeira, presidente da CTB em Mato Grosso, presente na reunião, destacou a importância da decisão pela filiação. “Essa decisão deixa bem claro que os trabalhadores rurais em Mato Grosso reconhecem a CTB como a central que se identifica com as suas lutas”.

foto_1

Para o presidente da Fetagri-MT e vice-presidente da CTB-MT, Adão da Silva, a decisão fortalece a luta dos trabalhadores rurais no estado. “Sem dúvida o nosso congresso irá referendar essa decisão. A grande maioria dos sindicatos no estado já concorda com essa decisão. A reunião do Conselho Deliberativo foi ótima”, constatou.

Fonte: CTB- MT