Conexão Brasil-Argentina: dirigentes sindicais dialogam sobre reforma da Previdência

Publicado 26/04/2018
Em mais uma edição das atividades da Escola Nacional da CTB, o secretário de relações internacionais, Nivaldo Santana, entrevistou nesta quinta (26) os companheiros argentinos, Rodrigo Romero e Rubén Ruiz (foto à dir.), da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA).
O programa de entrevista é uma iniciativa da secretaria de Formação e Cultura, coordenada por Ronaldo Leite. Nesta edição de estreia o tema da conversa foi a reforma da Previdência aprovada em dezembro pelo governo neoliberal de Maurício Macri, na Argentina.
Os convidados falaram sobre a reforma em seu país e cotejaram as suas semelhanças com a proposta brasileira, que foi adiada e só deverá voltar a ser analisada pelo próximo governo.
No Brasil, destacou Santana, os fortes protestos populares contribuíram para o adiamento da votação da reforma previdenciária – resistência popular que não foi suficiente para impedir a aprovação da reforma trabalhista.
Já na Argentina, o governo enfrentou protestos gigantescos e, mesmo assim, a proposta passou no parlamento e está sendo implementada.
O sindicalista Rubén Ruiz, que é secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Gás, destacou a reação do movimento sindical, que superou divergências históricas e se uniu na campanha contra a aprovação da reforma previdenciária.
Ele lembrou também que a atuação das forças sindicais contribuíram e foram vitoriosas para barrar a reforma trabalhista. Ao contrário do que aconteceu no Brasil.
O Portal CTB disponibilizará o vídeo da entrevista na íntegra nesta sexta (27) e ficará disponível até o dia 5/5.
Portal CTB