Com manifestações em todo o país, CTB e centrais denunciam genocídio e pedem Fora Bolsonaro

Sexta-feira, 7 de agosto, quando as mortes provocadas pela pandemia do coronavírus escalou a sinistra marca dos 100 mil, foi um dia agitado em todo território brasileiro pelas manifestações das centrais sindicais em defesa da vida e contra a conduta irresponsável e genocida do governo Jair Bolsonaro.

Fora Bolsonaro, bandeira desfraldada pelos sindicalistas, foi o segundo tema mais comentado no twitter pela manhã, com milhares de mensagens deplorando a tragédia sanitária e social do país e clamando pelo impeachment do líder da extrema direita.

Concentração diante da Catedral da Sé, no centro da capital paulista

Em São Paulo houve paralisações de algumas categorias e um ato público unitário na Praça da Sé, marcado pelo respeito aos protocolos de segurança exigidos para evitar eventuais contágios, como o distanciamento, uso de máscaras e álcool gel.

Em Salvador (BA) os manifestantes lembraram as 100 mil vítimas fatais da “gripezinha” de Jair Bolsonaro levantando cruzes no Farol da Barra.

CTB organizou o protesto frente ao Farol da Barra

Em Porto Alegre centenas de pessoas também saíram às ruas para protestar. Caxias do Sul igualmente contou com atos públicos protagonizados pela CTB.

No Maranhão o principal ato do Dia Nacional de Luta foi realizado na capital, São Luiz, mas também ocorreram manifestações em outras cidades.

A CTB marcou presença no centro de Belém, capital do Pará, ao lado de outras centrais, com faixas em defesa da democracia e pelo Fora Bolsonaro.

Conforme informações do G1, um grupo de pessoas se reuniu na manhã desta sexta-feira (7) em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, durante um ato que representa O “Dia de Luto e de Luta” em memória das 100 mil mortes por Covid-19, além de se manifestarem em defesa da vida e dos empregos. O grupo também protesta contra o presidente Bolsonaro. O ato foi pacífico e a Polícia Militar esteve no local.

Com a bandeira do Amazonas e cruzes – que representa as mortes causadas pelo novo coronavírus – o grupo de manifestantes ficaram na escadaria de um dos cartões postais da capital.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (6), o número de casos confirmados da Covid-19 no Amazonas chegou a 105.054 e o total de mortes subiu para 3.335. Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 804 novos casos, e mais 18 mortes foram confirmadas.

Em Recife, uma faixa gigante denunciando o genocídio e pedindo Fora Bolsonaro , “assassino e corrupto”, marcou o dia nacional de protesto organizado pelas centrais sindicais.

Em Belo Horizonte, entidades da Educação e centrais sindicais protestaram na praça 7, centro da capital mineira. “São 100 mil famílias destrocadas. É assim que esse governo trata o povo brasileiro”, denunciou Valéria Morato, presidenta da CTB Minas.

No Rio de Janeiro mulheres sindicalistas caminharam até o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial. A marcha respeitou as normas de distanciamento social.

Foram realizadas manifestações também no Distrito Federal, nas outras capitais e em várias cidades do país. O balanço parcial realizado pelas centrais permite concluir que a mobilização teve grande êxito. É preciso registrar que o protesto nacional não mereceu a devida cobertura da mídia hegemônica, como sempre muito hostil às lutas da classe trabalhadora.