Coletivo de Igualdade Racial prepara agenda de lutas para 2014

 

coletivo igualdade reuniao

Na última quinta-feira (20), o Coletivo de Igualdade Racial esteve reunido na sede da CTB, para fazer um balanço das atividades realizadas no último período e preparar as próximas ações.

A reunião coordenada pela secretária de Igualdade Racial, Mônica Custódio contou com a presença de Gilberto Coelho de Santanz, secretário Estadual de Igualdade Racial da CTB-RJ e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região – Sintsama; Antonio Carlos Suzart- Sindicato dos Comerciários de Salvador (Sindcom); Everaldo Vieira, Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari; Silvio Pinheiro, secretário Estadual de Igualdade da CTB- BA; Nestor Dória, Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos de SP (Sintect) e a assessora Liliana Ferreira .

Além do balanço das atividades, os dirigentes discutiram a preparação do Dia 21 de Março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o metodo de ação.

Confira abaixo a resolução da reunião:

Resolução da Reunião da Comissão Nacional de Igualdade Racial da CTB

De acordo com a deliberação da direção sobre a necessidade de apresentação de um balanço de trabalho de 2013, A Secretaria de Igualdade Racial traz aqui a sua avaliação, resultado das ações do trabalho do coletivo de igualdade para apreciação de todos.

O coletivo aprovou trabalhar de forma transversal e de composição com as outras secretarias, como método de viabilizar a central e a sua composição política. Definimos como prioridade inicial as secretarias de Mulheres, Políticas sociais, juventude e Meio Ambiente.

Tendo como primeira experiência a parceria com as secretarias de Mulheres e Políticas sociais que resultou no 1º Seminário em Salvador, no mês de abril 2013. O seminário teve como objetivo a mobilização para o 3º Congresso.

Os meses até o 3º Congresso nos mobilizamos em torno do congresso e da III Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Conapir).

No mês de junho construímos o encontro das centrais, em favor de um documento com a pauta específica dos trabalhadores, para a III Conapir, onde a CTB teve um papel de fundamental importância, e contou com o reconhecimento das outras centrais.

A partir de setembro nos voltamos para finalizarmos a construção e mobilização dos 20 de Novembro, e da III CONAPIR.

Nossa reunião em 09/10 confirmou nossa parceria com a UNEGRO, e nos condicionou para as atividades seguintes, através da aprovação da agenda.

Pós III Congresso, iniciamos com a realização da IIICONAPIR, nos dia 05 á 07 de novembro onde a CTB pode ter uma grande visibilidade, através dos materiais confeccionados, da militância, que nos representou de maneira muito forte, assim como a única central a dirigir os grupos de trabalho temático.

Ainda em novembro tivemos a capacidade de representarmos bem a central nas agendas do movimento negro social, á exemplo das ações nos estados, como a Lavagem da Estátua de Zumbi, em Salvador, panfletagem na Ford Camaçari, as passeatas de São Paulo, Rio de Janeiro.

Um ano extremamente positivo, onde criamos as secretarias de Igualdade Racial nos seguintes estados, Piauí, Distrito Federal e Minas Gerais. Conseguimos ampliar nas relações das Federações à exemplo, Federação dos Comerciários de Caxias do Sul e da Bahia, Fitmetal, FETAG, FINTECT, e estamos representados em mais ou menos 12 estados.

Desta entendemos como vitorioso o ano (2013), onde fortalecemos nossas ações e laços com o movimento social como um todo, em especial o movimento negro. E conforme recomendação e resolução do 3º Congresso estávamos defendendo as bandeiras da CTB na luta e nas ruas.

Deste modo a reunião encaminha as seguintes proposições:

· Atividade do Dia 21 de março- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial de forma conjunta nos estados;

· Lançamento da Revista Rebele-se! na 1 ª quinzena de abril;

· A necessidade de participarmos mais da visibilidade nas páginas da CTB’s, divulgando as ações do coletivo no estados;

· Reuniões do Coletivo trimestral;

· Reuniões do Coletivo semestral de forma regional;

· Proposta de um Encontro das Centrais para 05/14;

· Eleições;

· 2º Encontro Nacional dos militantes antirracismo da CTB, para 11/04;

· 1º Seminário de Formação para 01/05;

· O coletivo vai trabalhar a organização regional com objetivo de formar, novos quadros, qualificando e viabilizando as ações das secretarias nos estados, buscando estreitar a relação dos sindicatos com a CTB.

 

Compartilhar: