Sem categoria

Coletivo da Igualdade Racial da CTB se reúne na sexta (29) para combater as desigualdades

O Coletivo Nacional da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se reúne nesta sexta-feira (29), às 9h na sede nacional da CTB, em São Paulo.

“Estaremos planejando nossas ações para enfrentar a ofensiva contra os direitos da população negra e contra o desmonte do Estado nacional”, define Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB.

Na pauta do coletivo está a participação da CTB na 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que ocorre no ao que vem, em Brasília. De acordo com Custódio, também será debatida a participação da central nos atos do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Além disso, diz a sindicalista carioca, “começaremos a debater o que a nossa central fará para as reflexões necessárias sobre os 130 anos da Abolição no ano que vem”. Outra proposta “será a de levarmos adiante a discussão sobre a organização de um fórum das centrais sindicais na luta por igualdade racial”.

monica custodio 5

Custódio lembra da aprovação do projeto que congela os investimentos nas áreas sociais, como educação e saúde,que também congela os salários do funcionalismo público por 20 anos.

“Pautaremos as nossas ações nas campanhas pelos direitos fundamentais de um Estado laico. Também defenderemos a da liberdade religiosa e o direito das comunidades tradicionais de matriz africana”.

A ativista explica ainda que o encontro debaterá sobre o racismo no mercado de trabalho, onde “os negros ganham menos que os brancos, sendo que as mulheres negras são as que mis sofrem porque são duplamente discriminadas”.

Finalmente, Custódio afirma que é “muito importante preparar vários atos para estudar e debater os 130 anos da Abolição e a situação de vida na contemporaneidade da população negra”.

Com certeza, diz ela, “teremos 4 anos de muitas lutas para resistir aos desmandos, às discriminações e à opressão”.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy