Coletivo da CTB debate seus planos para promover a igualdade racial

Em reunião nesta quinta-feira (17), o Coletivo de Igualdade Racial da CTB elaborou seus planos para o segundo semestre de 2014. Entre os assuntos debatidos definiu-se que a apresentação da revista “Rebele-se” ocorrerá inicialmente em cinco estados (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Outro assunto debatido na reunião foi o crescimento da representação da Igualdade Racial com a ampliação da presença da Comissão Nacional em 15 estaduais da Central. “Também pautamos a proposta de a revista ‘Rebele-se’ ter publicação semestral”, revela Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial da CTB. Além da confecção de uma cartilha sobre a questão para novembro e a elaboração de um jornal eletrônico bimestral.

Mobilização

Ficou acertado o 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial com previsão para os dias 27, 28 e 29 de novembro, em Minas Gerais, Rio de Janeiro ou São Paulo, onde se espera reunir cerca de 100 pessoas. Também foi feita uma avaliação da valorização cada vez maior do tema na CTB e do crescimento das discussões nos últimos 12 anos no Brasil.

“A situação dos negros no mercado de trabalho vem melhorando, mas a partir disso queremos aprimorar a qualificação desses trabalhadores e trabalhadoras”, defende Mônica. Ela cita a Copa do Mundo como exemplo, onde “a sociedade se viu forçada a admitir a existência do racismo, mas ainda não se criou o compromisso mais amplo de combate a essa chaga”, constata.

Por fim foi debatida a Marcha Nacional das 100 Mil Mulheres Negras (leia mais aqui). Ficou marcada uma reunião na CTB entre as centrais sindicais para a sexta-feira (25) juntamente com o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) para entre outras discussões debater a organização da marcha.

Também ficou definida uma plenária com o movimento sindical para debater as eleições e a apresentação dos candidatos negros. Deu-se início inclusive a articulação para a participação no Fórum Social Mundial em 2015.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Foto: Láldert Castello Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.