Chanceleres da Unasul se reúnem para discutir crise na Venezuela

Os chanceleres da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) se reúnem nesta quarta-feira (12) em Santiago do Chile para discutir a crise política na Venezuela, buscando organizar uma comissão de diálogo entre a oposição e o governo do país.

Promovida pela Venezuela, em resposta ao debate convocado pelo Panamá na Organização dos Estados Americanos (OEA) -organismo que inclui os Estados Unidos e Canadá-, a reunião é realizada no Chile aproveitando a cerimônia de posse da presidente socialista Michelle Bachelet, que ocorreu  na última terça.

No encontro, os 12 países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) tentarão organizar uma instância para o diálogo entre o governo da Venezuela e a oposição, com o objetivo de parar a onda de protestos no país, que já deixou 21 mortos.

O objetivo do encontrou, segundo a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, é formar um comitê para auxiliar o diálogo na Venezuela.”Os presidentes instruíram seus ministros das Relações Exteriores a realizar uma reunião para criar uma comissão que possa integrar representantes de toda a região, e possibilitar o diálogo para a construção de uma atmosfera de acordo, consenso e estabilidade na Venezuela”, declarou. 

O Equador espera, por sua vez, que os chanceleres manifestem apoio “à ordem constitucional e ao governo legitimamente eleito” da Venezuela, segundo o presidente Rafael Correa.A reunião contará com a presença do ministro das Relações Exteriores venezuelano Elias Jaua, que viajou para a posse da presidente Bachelet representando Nicolás Maduro, que cancelou sua visita a Santiago.

Ao chegar na capital chilena, Jaua assegurou que o governo de Maduro “enfrenta uma tentativa violenta de derrubada, já neutralizada”. “A Venezuela é um dos países importantes da Unasul. Merece todo o apoio dos países da América do Sul”, afirmou o chanceler argentino, Hector Timermann. A presidenta chilena ofereceu há alguns dias o seu apoio a uma solução para a crise na Venezuela.

Com Portal Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.