Campeãs do futebol feminino recebem Troféu Ivânia Pereira

Ivânia posa com a equipe campeã, Boca Júnior

A Federação Sergipana de Futebol concedeu o Troféu Ivânia Pereira à equipe campeã do Campeonato Sergipano de Futebol Feminino. A sindicalista bancária foi surpreendida com a homenagem e assistiu a final da competição, realizada na cidade de Estância, a 70 quilômetros de Aracaju.

O troféu ficou com a equipe Boca Júnior que disputou com o time Canindé. Com a vitória, o Boca Júnior está classificado para o Campeonato Nacional de Futebol Feminino.

“Essa competição mostrou que o talento no futebol não é só de homem. Vimos muito preparo físico e motivação esportiva. A federação está de parabéns. Abriu novos caminhos e oportunidades profissionais para jogadoras, árbitras e preparadoras físicas”, festejou Ivânia.

Feminista e líder sindical, Ivânia é a primeira mulher eleita ao cargo de presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE). A posse-festiva da nova direção do Seeb-SE será este mês, no dia 22.

O campeonato de base feminino estava desativado, há cinco anos consecutivo. Foi retomado pela atual gestão da Federação. De acordo com o presidente da entidade esportiva, Miltinho Dantas a federação vai continuar estimulando a prática do futebol feminino regional. “Já estamos em contato com Sergipe, Confiança e Itabaiana para incentivarmos bases do futebol feminino nessas grandes corporações”, afirma Miltinho.

De gandulas a jogadoras e árbitras

As torcidas também foram surpreendidas com novidade na arbitragem. A final foi comandada por um quarteto de árbitras: Luciene Vieira, Vaneide Vieira Gois (árbitra do quadro nacional e aspirante da Fifa), Tatiane Barbosa e Vanessa.

Campeonato sergipano Feminino Futebol arbitras

Quarteto de arbitragem da final do Campeonato Sergipano de Futebol Feminino

Durante 60 dias, com oito times, as disputas aconteceram em sete cidades sergipanas: Aracaju, Canindé do São Francisco, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, São Cristóvão e São Domingos.

A final também foi prestigiada pela sergipana educadora-física, técnica de futebol e árbitra, Thayslane de Melo. Ela também atua na Federação Baiana de futebol.

Saiba Mais

Com uma larga atuação em movimentos em prol de direitos e a emancipação política da mulher, Ivânia é também a secretária Nacional da Mulher da CTB e compõe o atual Conselho Nacional da Mulher. Ela também foi a presidenta da União Brasileira da Mulher em Sergipe (UBM-SE) e do Conselho Municipal da Mulher de Aracaju.

Déa Jacobina – Seeb-SE