Sem categoria

Audiência defende os bancos e empresas públicas na Alese nesta sexta (6)

“O governo golpista realiza um plano de ‘reestruturação’ dos bancos públicos, que na verdade funciona para piorar os serviços prestados para que a população fique favorável à privatização”, afirma Ivânia Pereira, vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Ela explica que a pedido Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE) o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) realiza uma audiência pública nesta sexta-feira (6), às 9h, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com o tema “Em defesa dos bancos e empresas públicas”.

Pereira afirma que éssa é a política de privatização promovida pelo presidente ilegítimo Michel Temer. “Estão vendendo por uma bagatela estatais estratégicas para o desenvolvimento nacional”. De acordo com ela, “os bancos públicos e empresas públicas nos últimos anos se tornaram indispensáveis”.

Veja o convite e compareça:

seeb se convite audiencia publica alese

Por isso, essa estratégia de sucateamento dos bancos públicos serve a interesses de grandes empresários do setor financeiro internacional, essencialmente. “Como será o financiamento da casa própria sem a Caixa Econômica Federal (CEF), o que será da agricultura sem o Banco do Brasil (BB)?”, questiona.

E continua ao lembrar do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), “essencial para o desenvolvimento dos nove estados da região”. E conclui seu raciocínio mencionando o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e pergunta “como a grande indústria fará investimentos na produção, sem o suporte do BNDES?”

Então “essa audiência pública é uma das formas encontradas para esclarecer a sociedade e buscar o apoio para impedirmos que o atual governo extinga o papel social das empresas e bancos públicos”.

Já confirmaram presença a Federação das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(Contraf), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Sergipe (CTB-SE), Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB).

A sindicalista sergipana que também é presidenta do Seeb-SE, afirma que o Comando Nacional dos Bancários definiu a realização de audiências públicas em todas as assembleias legislativas para informar o desastre dessa política privatista.

“É necessário mostrar aos parlamentares, aos prefeitos e à população em geral que essa política fechará inúmeras agências pelo país afora, com impacto negativo nas economias municipais. São as cidades que sentirão mais profundamente essa queda na movimentação da economia”.

Em Sergipe, os organizadores mobilizaram personalidades públicas locais (prefeitos, vereadores, deputados e senadores) para participar do evento.

Déa Jacobina – Seeb-SE e Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Compartilhar: