Assis Melo é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias

O vice-presidente da Fitmetal e ex-deputado federal Assis Melo reassumiu, nesta quarta-feira (23), a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS). Defendendo a unidade da categoria, ele sucede a Claudecir Monsani, que renunciou ao cargo após dois anos à frente da entidade.

A condução de Assis Melo ao cargo se deu por meio de uma eleição do Conselho Deliberativo do Sindicato, conforme prevê seu estatuto em caso de renúncia do presidente. De acordo com o advogado de Monsani, o dirigente estava com dificuldades para garantir a unidade da direção e optou por abrir mão do cargo.

A busca pela unidade, segundo o novo presidente, será sua primeira tarefa ao retornar ao cargo. “Temos que unir a categoria e a direção do Sindicato. Temos que nos fortalecer para seguirmos na defesa dos interesses dos trabalhadores, que hoje enfrentam um cenário com muitos retrocessos, como arrocho salarial, terceirização e outras políticas que vêm sendo aplicadas nos últimos meses”, afirmou o dirigente.

Lutas mais amplas

Para Assis Melo, é importante também que entidades sindicais de grande relevância para a sociedade se articulem em nível regional e nacional, de modo a impedir que perdas ainda maiores afetam a classe trabalhadora.

“Diante da atual conjuntura, temos que lutar para unificar nossa luta em nível nacional. Os sindicatos de base jogam um papel fundamental, mas temos que fortalecer as federações e confederações também”, defendeu.

Segundo o dirigente, bandeiras de luta dos metalúrgicos como o Contrato Coletivo Nacional precisam voltar às mesas de negociação com os empresários. “Nosso Sindicato não vai medir esforços para discutir essas possibilidades. A Fitmetal tem um papel importante nisso, junto com a CTB. Temos que elevar o nível de discussão diante desses retrocessos. Precisamos ter uma visão mais ampla, em unidade com os trabalhadores e outras categorias”, sustentou.

Fonte: Fitmetal