Argentina anuncia aumento de benefício para aposentados e pensionistas

Publicado 05/02/2014
Em discurso transmitido em cadeia nacional na noite da última terça-feira (4), a presidenta argentina Cristina Kirchner afirmou que, a partir do mês de março, as aposentadorias e pensões subirão 11,31%, atingindo o valor mínimo de 2.757 pesos (cerca de R$ 830). A mudança vai beneficiar mais de 7,3 milhões de aposentados.
Durante o pronunciamento, Cristina Kirchner destacou os investimentos sociais que tem feito seu governo e criticou os economistas ortodoxos que atacam suas medidas chamando-as de “inflacionárias” e “populistas”. A presidente também reclamou dos empresários, que, “em vez de retirar divisas, invistam no país”. Dos sindicalistas, Kirchner pediu compromisso para evitar aumentos de preço ao consumidor e unidade para manter o valor dos salários.
“Não vamos permitir que continuem saqueando o bolso dos argentinos”, advertiu.
Há tanta negatividade e desânimo nas emissoras de rede nacional fazendo com que os argentinos cruzem os braços, que me pareceu oportuno e importante comunicar a todos que, uma vez mais, os direitos na Argentina continuam a ser ampliados”, destacou, em um discurso de 40 minutos.
Após a forte desvalorização da moeda argentina, que acumulou 23% no mês de janeiro, a preocupação agora se centra na inflação, uma vez que se registraram fortes aumentos de preços, em particular em bens de consumo em massa.
Opera Mundi com informações da Agência Efe