Agricultores fazem manifestação por mais recursos para a produção familiar

A Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura reuniu na última terça-feira (26/05), em Brasília, cerca de 5 mil agricultores de todo o país, no 15º Grito da Terra. A principal reivindicação dos manifestantes é a destinação R$22 bilhões para o Plano Safra 2009/2010. Eles querem também maior rapidez no processo de regularização fundiária.

De acordo com a assessora da Contag, Maria Cavalcante, dos R$13 bilhões disponibilizados nesta safra para a agricultura familiar, somente R$9 bilhões foram aplicados, por problemas na regularização de terras e registro das reservas legais. Como os recursos não foram gastos totalmente, ela disse que o governo fez uma proposta de menos recursos para a próxima safra.

Ainda segundo a Contag, nesta quarta-feira (27/05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou os ministros Luiz Dulci (da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Guilherme Cassel (do Desenvolvimento Agrário) deverão receber os agricultores para apresentar uma nova proposta. “Eles já fizeram três propostas que não aceitamos”, afirma Maria Cavalcante. O governo havia prometido anunciar o Plano Safra 2009/2010 até o início de junho.

Além da questão dos recursos, os manifestantes pedem a ampliação de programas de valorização da agricultura familiar, como o Pronaf -Programa nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o PPA – Programa de Aquisição de Alimentos. Na manifestação, os agricultores criticaram o plantio de alimentos transgênicos e defenderam a preservação ambiental.

Portal CTB com Agência Brasil