Agosto de Luta: Centrais bloqueiam entrada na Fiesp contra a terceirização

Impedir a aprovação do PL 4330/2004, que escancara a terceirização, foi o motivo que levou cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras, convocados pelas centrais sindicais, a fechar a entrada do prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista,  na manhã desta terça-feira (06).

ato fiesp ago2013

A mobilização, que tem caráter nacional, já começa a ser chamada de “Agosto de Luta”, diante do calendário de atividades construído unitariamente pelas centrais sindicais, que aproveitaram para convocar um novo ato em Brasília, nos dias 13 e 14, data em que deve ser votado o PL.

De acordo com os sindicalistas, o PL de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), defendida pela bancada patronal no Congresso Nacional, flexibiliza os direitos trabalhistas e precariza as condições de trabalho.

Para Adilson Araújo, dirigente nacional da CTB, não há disposição por parte dos empresários em negociar um projeto que garanta os pressupostos fundamentais. “Eles não querem saber de uma terceirização responsável. E para nós está claro que o objetivo deles é a terceirização que explora e flexibiliza direitos”, destacou.

ato fiesp ago2013-5

Durante o ato, os manifestantes chegaram carregando bandeiras, balões e faixas, fecharam a entrada do prédio da Fiesp para mostrar que os trabalhadores não estão de brincadeira e que não abrirão mão de seus direitos conquistados ao longo dos anos com muita luta e suor.

“Esse ato serve para dialogar com a população e mostrar que está em jogo a autonomia do empresário terceirizar como quiser, escravizando os empregados, que poderão ser submetidos às péssimas condições de trabalho e baixos salários. Portanto, todos em Brasília para mostrar a força da classe trabalhadora”, afirmou Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP.

ato fiesp ago2013-3

Negociações emperradas

Desde o mês de maio, sindicalistas participam de um Grupo de Trabalho (GT) da Mesa Quadripartite (trabalhadores, governo, empresários e parlamentares), e tentam dialogar sem sucesso, para construir um projeto que atenta aos interesses dos trabalhadores. Na manhã da última segunda-feira (5), uma nova discussão fracassou.

Para a CTB, há retrocesso nas propostas do governo e dos empresários sobre os seis pontos considerados prioritários pelos trabalhadores: o conceito de atividade especializada; os limites à terceirização; o entrave para a quarteirização; o significado dado à responsabilidade solidária (aquela em que a empresa contratante é responsável por quitar dívidas trabalhistas deixadas pela terceirizada); o caso dos correspondentes bancários; e a organização e representação sindical.

ato fiesp ago2013-7

ato fiesp ago2013-8
Para as centrais, as negociações não avançam e, portanto, não há outra saída se não a da mobilização. “É um PL que muda completamente a situação do trabalhador brasileiro. E muda para pior, porque, caso seja aprovado, o empresário poderá terceirizar qualquer setor e como quiser. Estamos indo na contra mão do desenvolvimento com valorização do trabalho. Uma bandeira histórica defendida pela CTB”, afirmou o secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro.

O metalúrgico de São Caetano do Sul, Marcelo Toledo, destaca que esse projeto é contra a nação brasileira. “Eles querem levar à derrota conquistas históricas da classe trabalhadora.Esse agosto vai ficar marcado pela luta. Por isso temos que mobilizar nas bases, no chão das fábricas, mulheres, jovens. Todos juntos contra a terceirização”, convoca o cetebista.

De acordo com Toledo, a categoria metalúrgica já sofre há tempos com a ameaça da terceirização em alguns setores das fábricas, mas nunca nas atividades fins. “Se esse PL for aprovado essa terceirização vai assumir proporções que não temos nem a noção. Metade do quadro de funcionários das montadoras corre o risco de se tornar terceirizada com menores salários e direitos. Portanto, essa não é uma luta de uma só categoria, porque os prejuízos desse projeto vão se refletir em muitas outras e no conjunto da classe trabalhadora”, destacou Toledo.

ato fiesp ago2013-4

Na avaliação do vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, o ato teve dupla importância. “Ele consolida a unidade das centrais e reforça a luta contra  a precarização das condições de trabalhos, um dos mais graves problemas presentes  no Brasil”, finalizou.

Ao final, os manifestantes assistiram a uma encenação teatral, que envolvia a exploração do capital, na figura do empresário, sobre o trabalhador.

As centrais também reforçaram a necessidade de mobilização para o dia 30 de agosto, quando será realizado mais um Dia Nacional de Paralisações, a partir da pauta ampliada de reivindicações da classe trabalhadora.

Cinthia Ribas – Portal CTB