Entidades iniciam Semana de Luta pela Reforma Política em MS

A CTB e mais de 400 organizações de todo o país,  sairão às ruas de 01 a 07 de setembro para chamar a atenção do Governo, do Congresso Nacional e de toda a sociedade civil sobre a importância da Reforma Política.

Duas ações serão apresentadas à população. A primeira é o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que tem como proposta o afastamento definitivo do dinheiro de empresas nas eleições, igualdade entre homens e mulheres, eleições proporcionais em dois turnos, participação da sociedade em decisões nacionais importantes e que o seu voto elege apenas o candidato em que você votou.

Para a coleta de assinaturas é preciso apresentar o título de eleitor.

A segunda ação refere-se ao Plebiscito Popular, votação onde a população brasileira dirá se é a favor ou não de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para reformar o sistema político brasileiro.

Em Mato Grosso do Sul, a Semana será oficialmente aberta na sede da OAB/MS, que dará posse a Comissão de Defesa da República e Democracia às 9 horas com ato publico e entrevista coletiva com a presença de entidades e movimentos que coordenam a Campanha pela Reforma do Sistema Politico no Estado.

72 Municípios de Mato Grosso do Sul já confirmaram a realização da Campanha na Semana Nacional. Cerca de 400 Urnas serão espalhadas por diversos pontos das cidades e zona rural (confirmados cerca de 70 urnas em assentamentos e acampamentos). Haverá também urnas volantes.

Em Campo Grande a Campanha de coleta de votos e assinaturas vai estar presente em cerca de 150 Escolas (Municipais e Estaduais) e dezenas de Paróquias e Comunidades Católicas, Bairros, porta de Fábricas, Bancos, e sede de entidades Sindicais de trabalhadores, Bancários, Psicólogos, Eletricitários, Previdenciários, Telefônicos, Construção Civil, etc.

Para votar, é necessário a apresentação de um documento oficial com foto, como RG, Carteira Profissional, Passaporte ou CNH (sem isso não poderá votar).

Além dessas duas ações, no dia 07 de setembro  os Movimentos Sociais e entidades da Sociedade Civil realizarão o 20° Grito dos Excluídos,  que este  ano traz o tema  “Ocupar Ruas e Praças por Liberdade e Direitos.

Fonte: Plebiscito Constituiente MS