A juventude estará presente em peso na 1ª Plenária Nacional Virtual da CTB

Por Luiza Bezerra

A 1ª Plenária Nacional Virtual da CTB acontece num momento adverso para a classe trabalhadora brasileira, em especial para a juventude que trabalha. São milhões de jovens sem emprego ou na informalidade. É preciso seguirmos pressionando por políticas públicas efetivas que não só garantam emprego digno para essa juventude, como também que possam dar condições para a continuidade de seus estudos, já pensando nos prováveis impactos negativos do pós-pandemia.

A chegada da pandemia em nosso país escancara contradições e fragilidades que já vínhamos enfrentando. É exemplo disso o nosso precário mercado de trabalho, que vem sofrendo com os diversos ataques do último período na tentativa de retirar direitos e destruir o aparato estatal. Por um lado, a Reforma Trabalhista legaliza uma série de contratos precários, por outro a Reforma da Previdência retira o direito à aposentadoria para milhões de brasileiros e brasileiras. Nesse cenário de profunda crise, ou melhor, crises (política, econômica, social e sanitária), é essencial que o movimento sindical reúna condições para atualizar coletivamente nossa análise de conjuntura, bem como possa ouvir os anseios da nossa base.

Nesse sentido, a Plenária da CTB promete ser exitosa ao reunir milhares de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país no intuito de fazer tal atualização política. Com o advento da pandemia e do necessário isolamento social, as ferramentas virtuais tem sido cada vez mais utilizadas pelos movimentos sociais, inclusive o sindical. É preciso que nos apropriemos cada vez mais deste modo de comunicação, que tem suas vantagens e desvantagens, mas que possibilita que o debate qualificado chegue a mais pessoas.

Em um momento como o que vivemos, somente a inteligência coletiva pode apontar caminhos e perspectivas. Recuperar a esperança, mostrando que há saídas possíveis, deve ser tarefa de todos nós. Por isso, a juventude estará presente em peso para participar e contribuir com a já exitosa Plenária da CTB.

Luiza Bezerra é bancária, socióloga e secretária de Juventude da CTB