“A CTB tem sido um braço forte da resistência”, afirmou a presidenta da CTB Tocantins, Sandra Leitão Ribeiro, em entrevista ao Jornal da CTB para o especial ‘CTB com a Palavra’.

Acompanhe:

Jornal da CTB: Como você avalia a luta em defesa dos direitos e contra o retrocesso?

Sandra Leitão: Avalio de maneira muito positiva. Direitos são conquistas da luta de um  povo e sua evolução e manutenção depende do enfrentamento das entidades e movimentos que juntos somam forças contra a barbárie  A CTB tem sido um braço forte dessa trincheira de resistência.

Jornal da CTB: O movimento sindical sofre forte ataque. Como a CTB-TO está enfrentando essa realidade?

O movimento sindical em Tocantins  não se difere dos demais, as terceirizações avançam,   as negociações com o trabalhador individualmente igualmente, vemos a ampliação de carga horária e  cooptação de líderes sindicais. São algumas situações bem nítidas no estado e a CTB tem buscado sensibilizar e convencer os trabalhadores e sindicatos a unir forças para  o enfrentamento. A disputa ė injusta frente ao patrão com os trabalhadores fragmentados. Não nos furtaremos de lutar.

Jornal da CTB: Nestes 10 anos a CTB cresceu. Qual o saldo da luta no Tocantins?

A CTB já é um símbolo de luta. A CTB-TO sempre direcionou seu projeto na organização, com a criação de sindicatos, e formação. Agora, o foco é a inserção em outras bases de luta e defesa de direitos como a participação em conselhos de controle social. O saldo é evolutivo sem perder o tripé: fortalecimento da classe trabalhadora, formação de lideranças e participação social.

Portal CTB