Sem categoria

9º Congresso do Sintaema aponta desafios e renova disposição de luta da categoria

Terminou no último domingo o 9º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), que reuniu centenas de delegados e delegadas em Água de São Pedro – SP, entre os dias 24 e 26.

Os desafios e a intensificação da luta para combater o projeto neoliberal do governo ilegítimo de Temer deram a tônica aos debates, que incluíram conjuntura nacional e internacional, a tentativa de privatizar o setor de saneamento, o desmonte da CLT e da Previdência, e a terceirização aprovada no último dia 22, na Câmara dos Deputados.

Balanço da gestão

Durante o encerramento, o presidente do Sintaema, Rene Vicente, traçou um panorama das lutas da categoria nos últimos três anos e fez um balanço da gestão. Rene apontou os desafios vindouros e as batalhas que se avizinham contra a supressão de direitos trabalhistas.

No que tange, as vitórias da categoria, o presidente destacou a conquista do salário regional e a ação da escala de revezamento na Sabesp. Em sua análise, Rene ressaltou o enfrentamento do sindicato em defesa da reposição salarial dos trabalhadores da Fundação Florestal e as demandas dos trabalhadores da Cetesb, como o plano de carreira, o PPR e a e a questão do plano de saúde.

O fortalecimento da categoria com a ampliação da base que já há alguns anos conta com trabalhadores de dezenas de empresas privadas do setor ambiental e a importância de representá-los e defendê-los também foram frisados, além de outras demandas do setor.

Resoluções

A plenária final aprovou as resoluções, resultantes dos debates dos grupos de trabalho que incluíram temas como etnia, acessibilidade, conjunturas, gênero e outros.

Também foram aprovadas moções de apoio à greve geral, convocada pelas Centrais Sindicais, aos companheiros da Cedae-RJ, que lutam contra a privatização, e de repúdio à perseguição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente aos trabalhadores da Fundação Florestal.

9congresso sintaema encerramento2

Portal CTB com Sintaema