Fetaemg realiza 9ª Agriminas entre os dias 19 e 23 de agosto em Belo Horizonte

A Federação de Agricultores de Minas Gerais (Fetaemg) promove, entre os dias 19 e 23 de agosto, a 9ª Feira de Agricultura Familiar (AgriMinas), na Serraria Souza Pinto.

A segurança alimentar e a qualidade de vida estão na pauta da Agriminas, referência para geração de negócios no setor. O evento contará com 130 stands com produtos alimentícios típicos da agroindústria familiar e peças de artesanato sustentável.

A feira oferecerá também uma programação musical com shows de artistas regionais, além de capacitação para os agricultores participantes, por meio de palestras e cursos.

“A AgriMinas é uma vitirine que apresenta para a sociedade, o consumidor e o mercado, o potencial daquilo que é produzido pela agroindústria familiar mineira. A feira cumpre um papel importante ao trazer para o público o que há de melhor no setor”, conta Vilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg). Segundo o dirigente, atualmente mais de cinco mil famílias integram os 130 empreendimentos participantes da feira. “Temos um papel fundamental também na profissionalização desse tipo de negócio. Além de um produto de qualidade, é preciso que o agricultor conheça o mercado, saiba como e para quem vender. Os encontros de capacitação que oferecemos geram diálogo, conhecimento e possibilidades de expansão”, completa.

O presidente da Fetaemg chama atenção também para outra tendência do mercado atual, evidenciada pelo sucesso das ações de capacitação da Agriminas: a crescente participação feminina na agroindústria familiar. “A mulher do campo, hoje, não é apenas a figura que cozinha e cria os filhos. Com as tarefas compartilhadas com os homens, elas têm tido participação cada vez mais expressiva no setor. É importante que tenhamos claro que a agricultura familiar inclui a família como um todo, de maneira organizada e sustentável, com a participação de homens, mulheres e muitas vezes dos filhos e demais parentes”, comenta. Segundo dados do censo agropecuário de 2006, 47% da população rural é composta por mulheres, mas o presidente avalia que esse número vem aumentando ao longo dos últimos anos.

A 9ª AgriMinas é uma realização da FETAEMG, em parceria com Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), governos federal e estadual, Contag, Senar, Banco do Brasil e Sindicato de Trabalhadores Rurais.

A agricultura familiar representa uma fatia importante da economia brasileira. Dados de 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos rurais no país. Estima-se que 70% dos alimentos produzidos em território nacional sejam originários do segmento. Em Minas, segundo estado em investimentos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o setor proporciona 1,2 milhão de postos de trabalho em 15 mil agroindústrias familiares.

Fonte: Imprensa Fetaemg