10º Congresso da Contee elege direção para gestão 2021-2025

Foi realizado, no último final de semana (23, 24 e 25 de julho), o 10º Congresso da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino). A chapa única “#COMPROMISSO com a #LUTA PELA VIDA. PELOS DIREITOS. PELA DEMOCRACIA” saiu vitoriosa e irá dirigir a entidade pelos próximos quatro anos.

Gilson Reis, que foi reconduzido à coordenação-geral, avalia o Congresso como vitorioso: “cerca de um milhão de trabalhadores foram representados por 73 entidades sindicais de todas as regiões e estados do Brasil”.

Dentre os desafios da próxima gestão, Gilson destaca a reconstrução do movimento sindical, a derrota do fascismo e do governo Bolsonaro e a retomada do processo de valorização do trabalho dos profissionais de educação. “A educação como direito foi profundamente atingida. Vemos um processo de concentração e centralização nas mãos de grupos econômicos e sistemas financeiros. Ocorre uma precarização profunda do trabalho”, explica.

De acordo com Valéria Morato, presidenta da CTB Minas e do Sinpro Minas, o Congresso foi rico em debates: “as mesas analisaram não somente a conjuntura nacional e internacional, como também a situação dos trabalhadores da educação como um todo”. Para Valéria, “Gilson Reis continuará fazendo um bom trabalho juntamente com a diretoria, com compromisso e responsabilidade na luta dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Confira aqui a composição da nova direção da Contee.