Sindicato fará ato contra ‘Judas dos empregados da saúde’ no Ceará

Filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará convocou a categoria a realizar o ato pela Campanha Salarial da Saúde 2023. A mobilização está marcada para a próxima quinta-feira (6), a partir das 9h, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.

De acordo com o Sindsaúde-CE, em alusão à Sexta-Feira da Paixão, celebrada no dia 7, a intenção é denunciar os algozes dos empregados do setor no estado. “Eles enchem os bolsos com o adoecimento da população e com a exploração da força de trabalho da saúde. São traidores do povo e dos trabalhadores! Como Judas, colocam o dinheiro acima de tudo, até da dignidade humana. Chega de Judas na saúde do Ceará! O trabalhador da saúde merece respeito e valorização! Venha protestar com a gente!”, clama a entidade, em nota.

Segundo o sindicato, foram oferecidos aumentos de 3% para a rede privada, 5,93% para os profissionais das unidades filantrópicas e Monte Klinikum e 0% para os funcionários do plano Hapvida. “Enquanto o salário mínimo se valoriza, os trabalhadores da saúde particular e filantrópica do Ceará ficam para trás. Passados mais de 100 dias da proposta apresentada pelo Sindsaúde Ceará, os patrões da saúde fazem contrapropostas imorais”, clama o Sindsaúde.

O principal parâmetro da crítica é o cenário nacional, em que o salário mínimo passou de R$ 1.212, em 2022, para R$ 1.302, em janeiro, e a partir de maio será de R$ 1.320, um total de 8,91% de reajuste.