CTB e Sindsaúde-CE promovem ‘queima de Judas’ dos patrões em Fortaleza

Um ato promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde-CE) queimou três “Judas” nesta quinta-feira (6), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, para simbolizar a traição dos patrões com os profissionais do setor no estado.

Segundo as entidades, após mais de 100 dias da apresentação da proposta da campanha salarial, foram oferecidos aumentos de 3% para a rede privada, 5,93% para os profissionais das unidades filantrópicas e Monte Klinikum e 0% para os funcionários do plano Hapvida.

Para piorar, de acordo com o diretor da CTB-CE, José Teles, o contingente de profissionais foi reduzido pela metade em algumas unidades. “O ato foi em defesa dos trabalhadores dos hospitais, da filantropia, da rede particular e da prefeitura. Nós tínhamos que fazer esse ato para mostrar à população que ela também não está sendo bem atendida porque, onde deveria ter quatro trabalhadores, estão deixando apenas dois para cuidar da saúde das pessoas. Aí nós queimamos três judas na praça para mostrar a irresponsabilidade deles. Ainda, não pagaram os salários dos trabalhadores e o HapVida está querendo dar um aumento de 0%. Não dá”, criticou o sindicalista.

Na avaliação do Sindisaúde-CE, os empregadores “enchem os bolsos com o adoecimento da população e com a exploração da força de trabalho da saúde. Como Judas, colocam o dinheiro acima de tudo, até da dignidade humana”.