CTB destaca importância da reconstrução do Suas na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que teve início na terça-feira (5) e foi até sexta-feira (08) em Brasília. A CTB esteve presente com o conselheiro nacional, Agostinho Belo, membro do Conselho Nacional de Assistência Social, e com Carlos Rogério Nunes, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, que atua como delegado nacional na conferência.

A conferência foi centrada no tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”. E os debates se concentrarão em cinco eixos fundamentais, conforme definido pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS): financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

Agostinho Belo destacou a importância do evento na reconstrução do Sistema Único De Assistência Social (Suas). “É muito importante para nós esse momento, porque o tema da conferência, foi justamente a reconstrução do Suas. E essa reconstrução passa pelo amplo processo democrático, na chamada de todos os atores envolvidos na política de assistência, usuários, trabalhadores, entidades, governos etc, para que nós possamos criar um sistema verdadeiro como uma política de estado. Passamos por um momento difícil que a politica de asistência social foi destruida, precisamos repensá-la e reconstruí-la”, disse.

Ao final do evento, a CTB homenageou o professor Vicente de Paula Faleiros, assistente social, professor emérito da Universidade de Brasília e pesquisador nas áreas de políticas sociais, serviço social, cidadania, criança e adolescente, saúde pública, saúde mental, violência, velhice/gerontologia e representações sociais.