Bancários da Bahia fazem campanha e alertam que metas impostas pelos bancos adoecem

Com a gestão desumana dos bancos, a rotina de trabalho dos bancários é difícil. Nas agências e departamentos, enfrentam pressão diária por resultados, metas abusivas e assédio moral. Uma política que eleva o adoecimento entre os trabalhadores, sobretudo mental.

Os números ajudam a entender o cenário preocupante. Nos últimos cinco anos, houve alta de 26,2% no índice de afastamento entre a categoria, enquanto que a taxa geral registrou elevação de 15,4%. Quer dizer, a variação entre os bancários foi 1,7 vezes maior do que na média das outras categorias.

Os problemas não param por aí. Quando o trabalhador adoece, os bancos, muitas vezes, dificultam o tratamento, discriminam, descomissionam e até demitem, conforme indica o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Para alertar a sociedade sobre a situação e pressionar as empresas por mudança de postura, os bancários realizam a campanha Menos Metas, Mais Saúde. Em Salvador, a semana é de muitas manifestações.

Nesta quarta-feira (12), a atividade promovida pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, filiado à CTB, aconteceu nos escritórios de negócios do Banco do Brasil da Pituba. Os bancos precisam garantir condições dignas de trabalho para que o quadro de empregados tenha um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Informações dos Bancários Bahia.