Mais um passo para a privatização da Eletrobras

 A privatização da Eletrobras acaba de dar mais um passo e tem data prevista para acontecer: 13 de junho. Isso porque assembleia de credores de Furnas aprovou, nesta segunda-feira (6), um aporte da empresa de R$ 681 milhões na Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. 

O investimento extra, de R$ 1,5 bilhão, vai servir para reequilibrar as contas da usina e ampliar a participação de Furnas no quadro societário do empreendimento. Vai sair de 43% para 72%.

Furnas é uma das subsidiárias da Eletrobras. Os credores aprovaram o perdão para que a empresa ultrapasse as métricas financeiras acordadas ao fazer aporte de capital na usina de Santo Antônio. Com o aval, a venda da maior empresa de energia do país está liberada. 

Vale ressaltar que o objetivo do governo Bolsonaro é vender a Eletrobras a preço de banana. O intuito é capitalizar antes da eleição deste ano para demonstrar ao mercado a capacidade privatista e confirmar o viés neoliberal.

Suspensão

A Asef (Associação dos Empregados de Furnas) travou uma batalha judicial para tentar barrar a assembleia. Duas liminares, concedidas no domingo (05/06), determinaram a suspensão da reunião.  Mas, foram derrubadas poucos minutos antes do horário previsto para começar.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Leia também:

https://www.ctb.org.br/privatizacoes/venda-da-eletrobras-e-ameaca-a-governabilidade/