Câmara Municipal de Campinas aprova moção contra privatização dos Correios

A Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou recentemente uma moção de protesto contra a tentativa de desvalorização e venda de empresas estatais brasileiras e em particular dos Correios.

Apresentado pelo vereador do PCdoB Augusto Petta (foto), o texto salienta que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem um desempenho exemplar, destacando-se “na entrega de encomendas, cartas e telegramas em todos os cantos do país”. Uma eficiência “comprovada até pelas transportadoras privadas que contratam muitas vezes a estrutura dos Correios para a entrega segura de suas mercadorais”.

“Mesmo sofrendo ataques de diversas ordens, as empresas estatais federais apresentaram um lucro de R$ 109,1 bilhões em 2019, valor 50% maior do que obtido em 2018”, registra a moção. Petrobras e Caixa Econômica Federal foram as mais lucrativas.

Infelizmente, conforme o texto aprovado pelo legislativo, o lucro veio acompanhado da redução de funcionários nas empresas em função da política de enfraquecimento das empresas públicas e degradação das condições de vida de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O governo Bolsonaro apresentou um controvertido projeto que prevê a privatização de 87 empresas, entre elas diversas usinas, os Correios, a Eletrobras, Telebras e até a Casa da Moeda. A política neoliberal entreguista do governo é alvo de duras críticas do movimento sindical e das forças patrióticas e progressistas.

“As nossas empresas estatais são fundamentais para a soberania nacional e a autossuficiência do nosso país”, conclui a moção de protesto.