Entidades federais reivindicam apoio para revogação de decreto no Ministério da Previdência

Entidades integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) participaram nesta terça-feira (31) de uma reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, para tratar de questões sobre os servidores.

Na oportunidade os dirigentes reivindicaram a revogação das portarias que atingem as aposentarias e pensões bem como a desvinculação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro ouviu os representantes das entidades federais sobre os nocivos efeitos do Decreto 10.620/21, que retirou os aposentados dos órgãos e dos institutos públicos federais para o INSS.

Os dirigentes sindicais consideram a portaria ilegal. O ministro solicitou alguns documentos e se comprometeu a encaminhar, com a maior celeridade possível, a análise da reivindicação pela revogação do decreto.

Lupi também afirmou que irá apoiar a recomposição salarial dos servidores federais na cerimônia de abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, já agendada para o dia 7 de fevereiro.

“O ministro Lupi vem demonstrando grande capacidade de articulação e disposição para o diálogo junto às categorias do setor público. Essa é a postura que se espera de um ministro de Estado autenticamente disposto a sanar os problemas e os desafios que estão sob a responsabilidade de sua pasta. Que o exemplo de Lupi inspire os demais ministros deste novo governo para que possamos, juntos, colaborar com ousada missão de resgatar, após seis anos de enormes retrocessos, nosso desenvolvimento econômico e social. Acreditamos que recuperar a dignidade de nossos aposentados e pensionistas é parte estratégica dessa missão e lutaremos por ela”, afirmou o diretor adjunto de Política Ambiental e Economia Sustentável da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Flauzino Antunes Neto, que também é secretário de Relações do Trabalho da CTB.