Núcleo Sindical dos Portuários do Paraná orientam ato para 28 de janeiro

Atenção trabalhadores portuários!

Atenção povo paranaense!

 

HOJE, 28 DE JANEIRO É DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES PELA:

 

  • Manutenção da Autoridade Portuária representada por ente público da União ou delegatário (Estado ou Município);
  • Oposição a concessão de Bem Público (os Portos) sem o necessário respaldo constitucional e legal.
  • Oposição a perda imediata do emprego dos servidores das administrações portuária, inclusive da guarda. Provavelmente o trabalho avulso será extinto, como também eliminado o uso de TPAS inscritos no OGMO em qualquer modalidade de contratação.

 

O governo conduz a toque de caixa a entrega dos Portos brasileiros para o grande capital. Se conseguir implementar seu objetivo, mais esta grande infraestrutura da economia nacional será controlada por dois ou três maganos sem vínculo com os interesses nacionais ou coletivos. Tarifas e taxas exorbitantes serão incorporadas aos custos de operação, enquanto os salários serão menores e o trabalho terceirizado e precário.

Tem sido assim em todas as privatizações, de refinarias a usinas elétricas. Riquezas construídas em décadas de esforço e poupança da sociedade brasileira tem sido repassadas a elite por frações de seu valor econômico. O grande capital apropria-se de infraestrutura que lhe canalize juros e rendas. De fato, a privatização implica apenas na concentração da riqueza social em um punhado de mãos. A precariedade do emprego e a redução de salários e direitos seguiu-se a todas elas.

Bolsonaro não possui projeto algum de país, o Brasil não cresce, a inflação corrói nosso poder de compra. Seu governo foi um desastre social, cultural, econômico, e sanitário. Atolado em corrupção e malversações de todos os tipos, associa-se com o que há de mais podre em nossa sociedade, como milícias e escroques. Bolsonaro possui uma janela de poucos meses e semanas para implementar a privatização final de nossos Portos. A sociedade brasileira não aceitará mais nenhum passo para trás, a hora da resposta é agora.

 

O MOVIMENTO SINDICAL UNIFICADO ORIENTA AS SEGUINTES AÇÕES DAS 7H00 ÀS 19H00

 

  • Esta Manifestação Pública de todas as categorias de trabalhadores será pacífica e ordeira, como autoriza a Constituição Nacional, ela se dará em conjunto com todos os sindicatos da orla portuária.
  • Diálogo com os operadores portuários para não haver requisição de mão de obras nestas doze horas.
  • Realização de manifestação em todas as entradas de cada porto. Fazer mobilizações diante de cada veículo e pessoas, abrindo as faixas contra a privatização dos Portos e da Autoridade Portuária.
  • A guarda portuária deve fazer vistoria rigorosa em cada caminhão que adentrar no porto.
  • Operação padrão em cada atividade, com Pit Stops e DDS – Diálogo de segurança mais prolongados.

 

 

Núcleo Sindical dos Portuários da CTB PARANÁ